Tomar café antes de fazer exercício aumenta risco de infarto

Efeito estimulante da bebida eleva batimentos cardíacos e pressão arterial, o que pode ser perigoso na hora da prática esportiva, aponta pesquisa da Unesp

Por: Redação Comunicar erro

Quem quer ficar mais “aceso” muitas vezes apela para uma xícara de café. Então, talvez essa lógica funcione bem para turbinar o pique na hora de se exercitar, certo? Cuidado, que não é assim que a coisa funciona. Por sinal, uma pesquisa realizada na Unesp de Marília (SP) aponta para o perigo de tomar café antes de fazer exercícios: a prática aumenta o risco de infarto.

Deixe o café para outra hora: evite tomá-lo antes da corrida, pois isso aumenta o risco de infarto
Crédito: iStock/artiemedvedevDeixe o café para outra hora: evite tomá-lo antes da corrida, pois isso aumenta o risco de infarto

Os pesquisadores avaliaram os batimentos cardíacos de 32 homens saudáveis, com idades entre 18 e 25 anos, que ingeriram cafeína antes de praticar exercícios em uma esteira.

O estudo, publicado na Scientific Reports, foi realizado em três etapas. Na primeira delas, foram testados os limites dos participantes em um teste de esforço máximo.

RISCO DE DOENÇAS CARDIOVASCULARES AUMENTA NO INVERNO

Nas outras duas fases, o ritmo foi moderado. Os corredores, então, ingeriram alternadamente pílulas de cafeína e de farinha de trigo (placebo), sem saber qual era qual.

Ao final, foi constatado que, quando tomaram cafeína, o aumento de sua frequência cardíaca foi maior.

Além disso, seus batimentos cardíacos levaram cerca de uma hora para voltar ao normal – o dobro do tempo em relação a quando não tinham ingerido a substância.

Como a cafeína é estimulante, ela acelera o coração e faz subir a pressão arterial. Dessa forma, potencializa os efeitos dos exercícios nesse sentido e eleva o risco de infarto.

Compartilhe:

1 / 8
1
02:37
Saiba quais são os sintomas do Transtorno bipolar
O transtorno bipolar vai além das variações de humores. Hoje, o Dr. Jair de Jesus Mari, psiquiatra e professor da Unifesp, …
2
01:40
O que é a Fibromialgia e quais os sintomas?
Você já sentiu dores intensas em algumas partes do corpo? Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e comunidade, fala …
3
04:15
Quais são os sintomas que indicam diabetes?
Você sente uma fome excessiva, mas não consegue identificar o por quê? Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e …
4
04:43
Quais são os sintomas da Esquizofrenia?
A esquizofrenia é um dos tipos da psicose, que é um sintoma que descreve condições que afetam a mente. Hoje, o …
5
03:10
Como os fatores sociais impactam a expectativa de vida
Saneamento básico e desemprego são alguns dos fatores que podem impactar diretamente com a nossa longevidade. Hoje, a Dra. Aline de …
6
01:28
Psicose: saiba como identificar
Pensamentos vagos e incoerentes? Como identificar um surto psicótico? Hoje, o Dr. Jair de Jesus Mari, fala sobre os sintomas da …
7
02:11
Saiba como identificar os sintomas da diverticulite
A diverticulite tem se tornado uma doença comum, principalmente para pessoas acima dos 60 anos. Hoje, o Dr. Raul Cutait, médico …
8
03:59
Quais sintomas o álcool pode trazer?
O álcool é usado mundialmente, desde a antiguidade. Mas como saber se o seu uso, está nos afetando? Hoje, o Dr. …