Total de mortes por coronavírus em Wuhan, na China, aumenta em 50%

Centro de Controle de Epidemias não estava contabilizando as mortes em casa

Por: Redação

Nesta sexta-feira, 17, a China atualizou o número total de pessoas mortas e infectadas pelo novo coronavírus na cidade de Wuhan, e os dados são alarmantes. Os óbitos passaram de 2.579 – número antigo – para 3.869. Isso significa que houve um crescimento de 50%. Já o total de infectados aumentou 325, totalizando 50.333 pessoas.

wuhan china coronavírus
Crédito: Foto Gov CnPacientes infectados com o novo coronavírus são vistos em um hospital improvisado convertido de um centro de exposições em Wuhan, província de Hubei, na China Central

O Centro de Controle de Epidemias de Wuhan disse que houve essa discrepância nos dados por falta de capacidade do sistema de saúde em coletar e reportar as informações. Segundo eles, as equipes médicas estavam sobrecarregadas e houve relatos tardios ou perdidos. Também foram contabilizadas neste novo cadastro as pessoas que morreram em casa.

Os primeiros casos de covid-19 foram detectados em dezembro de 2019 em Wuhan, na China. Acredita-se que o vírus tenha se originado em um mercado de frutos do mar na cidade.

Quais os cuidados para prevenir o novo coronavírus
Saiba o que fazer se estiver com suspeita de coronavírus
Coronavírus: saiba o que a OMS diz sobre o uso de máscaras
Como se proteger no ambiente de trabalho
Quais os sintomas e tudo o que se sabe até agora sobre o coronavírus
SUS lança app para fazer triagem virtual
Coronavírus: como se proteger no transporte público
Aplicativo avisa se você passou por alguém com coronavírus
Entenda a diferença entre quarentena e isolamento