Vacina chinesa consegue produzir alto nível de anticorpos

Imunizante ainda precisará passar por mais uma fase de testes antes de receber aprovação

Os primeiros resultados de um teste em humanos feito com uma vacina chinesa da empresa China National Biotec Group (CNBG) demonstrou que ela é uma forte candidata contra o novo coronavírus. No ensaio clínico, o imunizante foi capaz de produzir um alto nível de anticorpos em todos os voluntários, que participaram das fases 1 e 2.

O teste envolveu 1.120 pessoas saudáveis, de acordo com informações da agência de notícias Reuters.

Vacina da China produz anticorpos em participantes de testes
Créditos: licsiren/istock
Vacina da China produz anticorpos em participantes de testes

Os testes de vacina em humanos são divididos em três fases. Na primeira, é feita uma avaliação preliminar com poucos voluntários adultos. Já na fase 2 são realizados testes em centenas de participantes escolhidos de forma aleatória.

Na terceira e última fase, milhares de pessoas recebem as doses. O objetivo dessa etapa é confirmar a eficácia da vacina antes de sua aprovação para venda.

Corrida pela vacina

Organizações de todo o mundo estão correndo para encontrar maneiras de tratar e prevenir o coronavírus, que surgiu pela primeira vez na cidade de Wuhan na China e que já matou mais de meio milhão de pessoas em todo o mundo.

No momento, cerca de 140 pesquisas estão andamento, mas apenas 16 estão em estágio avançado em testes em humanos. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a vacina de Oxford, que está em teste no Brasil, é a mais avançada do mundo.


#NessaQuarentenaEuVou – Dicas durante o isolamento: