Últimas notícias:

Loading...

Vacina da gripe melhora defesa contra o coronavírus, diz estudo

Apesar desses achados positivos, os pesquisadores reforçam que são necessários mais estudos sobre relação causal

Por: Redação
Ouça este conteúdo

Uma descoberta animadora foi anunciada por pesquisadores da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos. A vacina da gripe pode oferecer algum tipo de proteção a mais contra o novo coronavírus.

O estudo foi feito baseado na análise de dados de 27.201 pessoas do estado de Michigan que realizaram teste de covid-19 até o dia 15 de julho do ano passado. Deste total, 12.997 indivíduos receberam a vacina contra a Influenza anteriormente.

vacina da gripe
Crédito: BackyardProduction/istockVacina contra gripe melhora defesa contra o coronavírus, segundo estudo

A proporção dos imunizados contra a gripe dentro da amostra que acabaram infectados pelo coronavírus foi menor do que entre aqueles que não tomaram a vacina da Influenza— 4% contra 4,9%, respectivamente. Embora pequena, essa diferença é significativa, segundo os pesquisadores.

O estudo também observou que quem recebeu a vacina da gripe era menos propenso a ser internado e a precisar da ventilação mecânica ao contrair a covid-19. Quando hospitalizadas, essas pessoas ficavam um tempo menor no internadas. Já em relação à taxa de mortalidade, não houve diferenças significativas entre os grupos.

Apesar desses achados positivos, os pesquisadores reforçam que são necessários mais estudos sobre o efeito da vacina da gripe em casos de covid-19.

Um ponto em específico os fazem ter dúvidas sobre a relação causal. É que os melhores resultados clínicos podem ter relação com o estilo de vida mais cauteloso dos grupos da imunização anual, que são formados, principalmente, por idosos e pessoas com problemas de saúde pré-existentes, público que já havia se isolado de forma voluntária desde os primeiros dias da pandemia, e, portanto, se expunha menos ao vírus.

Compartilhe: