Últimas notícias:

Loading...

Vacina da Moderna gera ao menos 3 meses de imunidade após 2ª dose

No começo da semana a farmacêutica americana anunciou que que eficácia da vacina contra o coronavírus foi 94,1%.

Por: Redação
Ouça este conteúdo

Estudo independente divulgado nesta sexta-feira, 4, revela que a imunidade gerada pela vacina contra a covid-19 da farmacêutica americana Moderna dura pelo menos três meses após a segunda dose.

Os pesquisadores do Instituto Nacional de Saúde (NIH, em inglês), da Inglaterra, testaram o nível de dois anticorpos contra o novo coronavírus após os voluntários terem tomado as duas doses da vacina.

vacina Moderna
Crédito: IStock/Geber86Vacina da Moderna gera ao menos 3 meses de imunidade após 2ª dose

Foram observadas uma queda leve e prevista na imunidade. Mesmo assim, os voluntários que receberam a vacina apresentaram imunidade maior que aqueles que não se imunizarem e tiveram o coronavírus.

O estudo foi publicado no “New England Journal of Medicine” e envolveu 34 voluntários. Este é o primeiro estudo independente sobre a vacina da Moderna.

Na última segunda-feira, a farmacêutica americana informou que eficácia da vacina foi 94,1%, ‘sem apresentar preocupações sérias de segurança’.

No dia 16 de novembro, a Moderna já havia anunciado os resultados preliminares dos estudos, com eficácia de 94,5%.

O estudo da farmacêutica envolveu 30 mil participantes, dos quais 196 indivíduos desenvolveram o coronavírus com sintomas, de acordo com a companhia.

Destes, 185 haviam tomado placebo, enquanto 11 haviam recebido o imunizante.

Segundo a Moderna, o imunizante também aparentou ser seguro, ainda que alguns participantes tenham experimentado dores de cabeça e outras reações leves a moderadas.

“Acreditamos que nossa vacina fornecerá uma ferramenta nova e poderosa que pode mudar o curso desta pandemia e ajudar a prevenir doenças graves, hospitalizações e mortes”, disse o CEO da Moderna, Stéphane Bancel.

Compartilhe: