Últimas notícias:

Loading...

Vacina tríplice viral reduz sintomas de covid-19, aponta estudo

Vacina testada em 400 voluntários foi capaz de atenuar sintomas em quem se infectou com o coronavírus

Por: Redação

A vacina contra o sarampo, rubéola e caxumba, conhecida com tríplice viral, foi capaz de reduzir os efeitos da covid-19 em quem a recebeu, de acordo com os resultados preliminares de um estudo realizado em Santa Catarina.

Ao todo, 400 profissionais da saúde da Grande Florianópolis participam do estudo. Dos voluntários da pesquisa, 83% dos vacinados que se infectaram ficaram sem sintomas. Já entre os que tomaram placebo, uma substância sem efeito, o número dos assintomáticos caiu para 50%.

“Isso nos dá uma evidência, ainda longe de ser definitiva, de que essa vacina realmente pode proteger contra a evolução da infecção ou mesmo a sua prevenção”, analisa o coordenador do projeto, o médico Edison Fedrizzi.

vacina russa
Crédito: Abab_575/istockTríplice viral reduz sintomas da covid-19 em participantes de estudo

O estudo está sendo realizado por pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e do Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (Fapesc).

O estudo, que se iniciou há 45 dias, terá os resultados parciais divulgados todos os meses. Já a conclusão da pesquisa está prevista para o final de dezembro.

Artigos publicados nas revistas mBio e Science sugeriram que tanto a vacina tríplice viral como a vacina contra a poliomielite poderiam ter algum efeito protetor contra o novo coronavírus.

Segundo os autores, por essas vacinas serem feitas de vírus atenuado, seriam capazes de ativar o sistema imune inato, fazendo com que as células de defesa atacassem outros patógenos.

Compartilhe:

?>