Vacinação contra a febre amarela é antecipada para o dia 25 em SP

Mutirão contra a febre amarela acontece a partir de 25 de janeiro, em todo o estado de São Paulo

Em medida de urgência contra a iminente proliferação da febre amarela no estado, o governo paulista anunciou que vai antecipar a campanha de vacinação quatro dias antes do previsto. Assim, o Mutirão da Vacina contra a Febre Amarela terá início a partir da próxima quinta-feira, 25 de janeiro.

No site do governo estadual, Geraldo Alckmin comentou sobre a mudança e detalhes da ação. “Toda a logística está sendo preparada, 8 milhões de pessoas deverão ser vacinadas em municípios fora de São Paulo, nas chamadas zonas de risco. Depois o trabalho continua. Nós queremos, em alguns meses, toda a população do Estado vacinada”.

No meio urbano, a transmissão acontece através do mosquito Aedes aegypti (o mesmo da dengue)
Créditos: Pixel_away/istock
No meio urbano, a transmissão acontece através do mosquito Aedes aegypti (o mesmo da dengue)

Ainda de acordo a Secretaria de Estado da Saúde, os “Dias D” da campanha acontecerão nos sábados 3 e 17 – último dia do mutirão. Ao todo

Apesar dos últimos esforços empreendidos pela pasta, o governo alega que os 54 municípios e 15 distritos abrangidos pelo mutirão estão localizados em áreas que não foram alcançadas pelo vírus, mas que estão receptivas porque integram os corredores ecológicos. São localidades da Região da Grande São Paulo, Vale do Paraíba e Baixada Santista.

Quem deve tomar ? 

Serão disponibilizadas cerca de 6,3 milhões de vacina fracionada para pessoas ainda não vacinadas, que residem nos locais definidos para a campanha (confira abaixo a relação dos municípios), e mais 2 milhões de doses padrão para crianças de idade entre nove meses e dois anos incompletos, pessoas que viajam para locais em que a vacina é exigida, grávidas residentes em áreas de risco e portadores de doenças crônicas.