Informar

Vitamina D pode ser uma aliada contra o câncer

Por: Redação | Comunicar erro

A exposição ao sol pode trazer diversos benefícios à saúde, mas desde que seja com moderação. É que por meio dos raios do tipo ultravioleta B, nosso organismo obtém a vitamina D e, com ela, melhora a absorção do cálcio, que fortalece os ossos.

Mas agora um estudo japonês sugere que a vitamina D, em níveis elevados no sangue, também pode ajudar a reduzir o câncer.

Crédito: Getty Images/iStockphotoAlém da luz solar, outra maneira de obter a vitamina D é por meio da alimentação e suplementação

De acordo com o estudo, pessoas com níveis relativamente mais altos de vitamina D têm 25% menos chances de desenvolver qualquer tipo de câncer. Essa porcentagem sobe para 55% nos casos de câncer no fígado, especialmente em homens.

Os pesquisadores analisaram dados de mais de 30 mil pessoas, de ambos os sexos, com idades entre 40 e 69 anos por cerca de 20 anos.

Além da luz solar, outra maneira de obter a vitamina D é por meio da alimentação e suplementação com orientação médica. Para evitar a carência do nutriente é interessante incluir na dieta alimentos ricos nesta substância e também tomar entre 15 e 20 minutos de sol sem proteção solar e com braços e pernas expostos todos os dias.

Saiba mais sobre o poder da Vitamina D

Compartilhe: