Volta às aulas: 5 dicas para montar uma lancheira saudável

Lancheira saudável: “O consumo de frutas é importante porque contém vitaminas e minerais" destaca nutricionista

Por: Redação | Comunicar erro

Com o final das férias escolares é importante ter atenção à alimentação dos pequenos. E elaborar uma lancheira saudável pode ser uma tarefa mais simples do que você imagina.

Com o dia a dia cada vez mais corrido fica difícil para os pais não recorrerem a alimentos prontos ou processados na hora de montar a lancheira das crianças.

Para ajuda-los nesta tarefa, a nutricionista Cintya Bassi dá dicas para transformar os lanchinhos escolares em opções saudáveis e nutritivas. “Uma dica muito importante é evitar repetições constantes de um alimento na mesma semana, para que a criança não enjoe facilmente”, diz a nutricionista.

Cuidado com alimentos que necessitam de refrigeração, como iogurtes e frios, pois podem estragar se mantidos fora de temperatura. Para isso, uma lancheira térmica é mais adequada, já que normalmente esses alimentos representam a porção proteica que é importante na alimentação.

O consumo de frutas, verduras e saladas cruas enriquecerão a merenda escolar e contribuirão para a mudança de hábitos alimentares

Cintya orienta incluir todos os dias uma fruta na lancheira, se possível, permitindo que a criança escolha qual ela deseja levar. “O consumo de frutas é importante porque contém vitaminas e minerais, e você pode estimular o consumo se elas forem picadas em formatos diferentes”.

Além disso, é válido colocar uma garrafinha de água na mochila e incentivar a criança a beber ao longo do dia. Água de coco e sucos naturais também podem fazer parte do lanche, segundo a nutricionista. “Os pais podem congelar os líquidos em forminhas de gelo um dia antes, pois assim estarão ainda geladinhos para o consumo”, recomenda. Ela alerta para os sucos de caixinha: “Opte pelos integrais, sem adição de açúcar e aditivos, facilmente encontrados nos mercados”.

Coloque também uma opção de carboidrato, “pães ou bisnaguinhas integrais, wrap, biscoitos integrais ou simples (sem recheio) e barras de cereais são boas opções para fornecer energia à criança”, explica. Como acompanhamento, a especialista sugere geleia de frutas, margarina, requeijão light, cream cheese e queijos tipo polenguinho.

Caso a criança consuma salgados na escola, a dica da nutricionista é que os pais ensinem seus filhos a dar preferência aos assados, como pão de queijo, esfihas e tortas.  “Evite alimentos como pães brancos, salgadinhos, chocolates e refrigerante que desequilibram a dieta da criança. Combine com ela um dia da semana para levar um desses alimentos”, orienta a nutricionista do São Cristóvão.

Veja a seguir sugestões da nutricionista para o lanchinho das crianças. 

Sugestão de Cardápio:

Dia 1:  3 bisnaguinhas integrais com cream cheese, 1 caixinha de achocolatado e 1 pera

Dia 2: 4 cookies integrais, 1 caixinha de suco de soja com sabor e 1 maçã

Dia 3: 2 torradas integrais com polenguinho, 3 ovinhos de codorna com azeite, 1 caixinha de água de coco e 1 banana

Dia 4: 1 barra de cereais, 2 cenouras baby, 1 iogurte e 1 goiaba picada.

Dia 5: 1 Muffin integral, suco natural ou integral de frutas e 1 potinho de melancia picada.

1 / 8
1
04:28
Os principais sinais de que ansiedade está afetando sua saúde
Dr. Jair de Jesus Mari, professor titular de psiquiatria da UNIFESP , fala sobre os principais sinais da ansiedade. Esse vídeo …
2
03:46
Sinais que indicam câncer no estômago
Professor associado da Faculdade de Medicina da USP e cirurgião especializado em aparelho digestivo, Raul Cutait mostra nesse vídeo quais …
3
02:18
Conheça o programa “É Melhor Prevenir”
Conheça a série  “Melhor Prevenir” da Catraca Livre para melhorar a qualidade de vida. Os videos ensinam a identificar sinais de …
4
02:37
Os principais sinais da depressão
Dr. Jair de Jesus Mari, professor titular de psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo, ensina sobre os principais sinais …
5
03:28
A receita do prazer sexual na gravidez
Claudio Basbaum, ginecologista e obstetra da maternidade São Luiz,  compartilha a receita do prazer sexual na gravidez.
6
05:29
Como o estresse interfere na saúde do bebê
Claudio Basbaum, obstetra na Maternidade de São Luiz, é conhecido como o médico que implantou no Brasil o parto humanizado. Esse …
7
04:59
Como o sono ruim dificulta a perda de peso
Professor associado da Faculdade de Medicina da USP e cirurgião especializado em aparelho digestivo, Raul Cutait mostra nesse vídeo a …
8
01:52
Terapia da natureza: mais saúde para o corpo e para a mente
Já pensou em ir ao médico e ele lhe receitar levar o cachorro para passear, plantar flores, procurar conchas na …