América Latina no Cineclube Belém

Em novembro, programação exibe produções argentinas no Sesc Belenzinho

Difundir a cultura cinematográfica e fidelizar o público cinéfilo: eis o objetivo do Cineclube Belém.

Organizados em ciclos temáticos mensais, as exibições acontecem no Sesc Belenzinho, sempre aos domingos, às 15h, com entrada Catraca Livre.  As senhas devem ser retiradas no local com meia hora de antecedência.

Em novembro, dois filmes marcam a programação, que destaca os processos criativos, produções e profissionais latino-americanos.

Após os filmes, o espaço promove debate com o público, estimulando a discussão sobre a obra e suas interpretações, além de destacar sua importância história e o diretor.

Confira abaixo a programação por dia:

Dia 20

15h – A Janela (La Ventana. Argentina, Espanha, 2008, 85 min. Diretor: Carlos Sorín. 14 anos).

O último dia na vida de Antonio, um escritor de 80 anos que aguarda a visita do filho em sua fazenda no norte da Patagônia. Impossibilitado de ajudar nos preparativos, ele pode apenas observar o mundo através da janela: no horizonte, o sol domina o cenário, enquanto a nostalgia e as memórias do passado parecem invadir seu quarto. Vencedor do prêmio FIPRESCI no Valladolid International Film Festival 2008.

http://www.youtube.com/watch?v=Qud3Gd1HEDE

Dia 27

15h – O Segredo dos seus Olhos (El Secreto de sus Ojos. Argentina, Espanha, 2009, 127 min. Diretor: Juan José Campanella. 12 anos).

Benjamin Esposito (Ricardo Darín) se aposentou recentemente do cargo de oficial de justiça de um tribunal penal. Com bastante tempo livre, ele agora se dedica a escrever um livro. Benjamin usa sua experiência para contar uma história trágica, a qual foi testemunha em 1974.
Na época o Departamento de Justiça onde trabalhava foi designado para investigar o estupro e consequente assassinato de uma bela jovem. É desta forma que Benjamin conhece Ricardo Morales (Pablo Rago), marido da falecida, a quem promete ajudar a encontrar o culpado. Para tanto ele conta com a ajuda de Pablo Sandoval (Guillermo Francella), seu grande amigo, e com Irene Menéndez Hastings (Soledad Villamil), sua chefe imediata, por quem nutre uma paixão. Vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2010.

Por Redação