Chocolate em todas as formas e sabores no Museu da Língua Portuguesa

Por: Redação
Na exposição “Chocolate – Uma Delícia de História”, os visitantes conhecem o processo de fabricação do chocolate
Na exposição “Chocolate – Uma Delícia de História”, os visitantes conhecem o processo de fabricação do chocolate

A partir de terça, 23, o Museu da Língua Portuguesa recebe a exposição “Chocolate – Uma Delícia de História”. Além de participar de degustações e atividades, o visitante pode conhecer a história dessa tentação, considerada uma iguaria para poucos em meados do século 17. A entrada é Catraca Livre.

Quem fizer o passeio à exposição terá quatro ambientes a percorrer. Na primeira sala, os visitantes serão apresentados à história do chocolate. No segundo espaço, há uma linha do tempo com os principais chocolates da Lacta deste século no país, como Sonho de Valsa e Diamante Negro, e o contexto histórico em que foram lançados.

O foco do terceiro espaço é a interatividade. Nele, uma simulação do processo de fabricação deixa um cheirinho de chocolate no ar e dá água na boca. Os visitantes podem ainda conferir as principais campanhas publicitárias e as embalagens que marcaram época.

Chegando ao quarto e último ambiente, será a vez da degustação. Em oito tubos gigantes, a sala oferece tabletes de Diamante Negro, Laka, Shot, Bubbly, Sonho de Valsa, Ouro Branco e Bis, que podem ser levados para casa em uma embalagem personalizada.

Embalagens marcantes também estão na exposição
Embalagens marcantes também estão na exposição

O acervo apresentado na mostra é fruto de um levantamento histórico realizado pela marca, que também será reunido no livro “Lacta 100 anos, muito prazer”.

“Na mostra, o público poderá conhecer e saborear a história do chocolate, que é parte integrante da memória da industrialização no Brasil, tanto quanto da nossa gastronomia, arte, publicidade, design e até do esporte”, diz Danilo Blanco, curador da mostra e diretor da Galeria Central.