CCBB traz mostra de cinema tcheco até o fim do mês

Mostra levanta a oportunidade de conhecer estética e história deste país

“Světla, kamera, akce!“. Tal frase significa “Luz, câmera, ação!”, na língua tcheca. Um panorama da cinematografia deste país chega ao Centro Cultural Banco do Brasil no próximo dia 19,  na “Mostra de Cinema Tcheco”, com entrada Catraca Livre.

As sessões estão distribuidas em 15 filmes e ocorrem até o dia 30 de outubro. As produções, que agradam a todas as idades, incluem o premiado “A Minha Pequena Aldeia”, de Jiri Menzel, que foi vencedor do Oscar em 1968.

A programação conta com longas de diferentes épocas do cinema tcheco. A realização da atração acontece em parceria com a Embaixada e o Consulado Geral da República Tcheca.

O Catraca Livre destaca dois filmes da mostra para que você entre no clima desta cultura.

Confira a programação completa aqui.

Kolya – Uma Lição de Amor

Dia 19, às 17h30

Kolya – Uma lição de Amor (Kolja, República Tcheca, 1996, 105 min, dir. Jan Sverák, Livre)
Vencedor do Oscar de 1996 na categoria de Melhor Filme Estrangeiro, a história se passa em Praga, durante a época do regime comunista. Um músico de meia-idade se propõe a casar-se no papel por dinheiro. A mulher em questão deixa o filho com o “padrasto”, e ambos passam por experiências memoráveis.

O Baile dos Bombeiros

Dia 21, às 15h30

O Baile dos Bombeiros (Hoří, má panenko – Soutěže Krásy, República Tcheca, 1967, 75 min, dir. Milloš  Forman)
O longa satiriza o período socialista do país ao trazer um baile organizado por bombeiros de uma pacata cidade do interior. Para agradar ao presidente em seu 86º aniversário, o grupo seleciona garotas para concorrer à beldade da festa. No correr deste baile, o inesperado acontece!

http://www.youtube.com/watch?v=w4V7CFGUmOE

Por Redação