O cinema francês sempre trouxe grandes obras-primas para a Sétima Arte, como o período Nouvelle Vague, nos anos 50. Com uma narrativa peculiar, as tramas francesas em geral possuem força estética diferenciada.

A produção cinematofráfica contemporânea da França, ganha espaço no Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso (CCJ) na "Semana de Filmes Franceses", que ocorre entre os dias 18 e 22 de outubro, com entrada Catraca Livre.

Além de filmes, documentários e animações, a mostra ainda conta com o debate "Distribuição Cinematográfica" com a participação de Jean Thomaz Bernardini - distribuidor independentedesde 1987, trouxe títulos ao Brasil como "Dançando no Escuro" (Lars von Trier) e "Oito Mulheres" (François Ozon). A mediação fica por conta de Eder Mazini, diretor do Escritório de Cinema – São Paulo City Film Commission e presidente da ABRAFIC – Aliança Brasileira de Film Commissions.

Separamos três opções da mostra para você conferir.

Você pode ver a programação detalhada aqui.

Dia 19, às 20h, no Espaço Sarau

O Pequeno Nicolau (Le Petit Nicolas, 2009, França, 91 min, dir. Laurent Tirard, Livre)

O Filme é uma adaptação de histórias infantis de René Goscinny (criador do personagem clássico "Asterix") e Jean-Jacques Sempé. A trama levanta recortes de situações típicas do universo infantil, principalmente medos e indecisões evocados por escutados de conversas de adultos.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=48cnWr81oV4[/youtube]

Dia 20, às 20h, no Anfiteatro

Um Novo Caminho (Le dernier pour la route, França, 2009, 106 min., dir. Philippe Godeau, 14 anos)

O álcool e suas consequências penetram na vida de Michel Vuillermoz (François Cluzet), dono de uma grande agência de notícias. Perdido em suas frustrações pessoais, ele decide se internar em uma clínica e se envolve em histórias de outras pessoas e lutar contra seus remorsos.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=olOoJY2i6Qs[/youtube]

Dia 22, às 19h30, no Anfiteatro

Entre os Muros da Escola (Entre les Murs, 2007, França, 128 min, dir. Laurent Cantet, 12 anos)

Vencedor da Palma de Ouro de Cannes e indicado ao Oscar 2009, o filme traz a história de Um professor de língua francesa que leciona em uma escola da periferia de Paris. Ele e seus colegas de profissão se aplicam na difícil tarefa de ensinar jovens com personalidades complicadas.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=YD7CFS0mLaY [/youtube]

Semana de Filmes Franceses

18 Out
e
22 Out

  • diariamente de 18 (Ter) a 22/10 (Sáb)
    • às 18:30

Centro Cultural da Juventude - CCJ
Avenida Deputado Emílio Carlos, 3641 - (próximo ao terminal de ônibus Cachoeirinha) Limão - Norte São Paulo - SP (11) 3984-2466
Catraca Livre