Tributo ao compositor John Cage, ícone da música eletroacústica

A musicista Beatriz Roman, amiga pessoal fará um recital dedicado às obras para piano do compositor

Por: Redação

Em 5 de setembro, comemora-se 100 anos de nascimento do compositor americano John Cage (1912-1992). O CCSP realizará, em homenagem ao musicista, a programação especial “100 Anos de John Cage”, entre os dias 1º e 8 de setembro, com eventos exclusivos em tributo ao ícone da música eletroacústica. A entrada é Catraca Livre.

A musicista brasileira Beatriz Roman, amiga pessoal de Cage, fará uma única apresentação dedicada às obras para piano do compositor. O recital integra a série “Terça na Praça”, e acontecerá na terça-feira, 4, às 20h30, no Espaço Mário Chamie. Antecedendo a apresentação, a pianista realizará um ensaio aberto, na segunda, 3, das 15h às 18h, com um bate-papo com o público presente.

Ainda em comemoração ao centenário de John Cage, será realizado o evento 100 Cage: Leituras Ignorantes, nos dias 1º, das 18h às 22h, e 8 de setembro, das 16h às 22h. Dirigidos por Juliana Jardim, público e ensaístas-leitores lerão coletivamente o único livro de Cage traduzido no Brasil, “De segunda a um ano”. No dia 8, o músico Thomas Rohrer é convidado para ler trechos do livro usando seus instrumentos misturados às vozes dos participantes.

Os dois encontros serão abertos por um vídeo feito por Augusto de Campos e Cid Campos, que liga o poema “Mesosticages”, dito e musicado em 4’33’’, com o poema “Ruído em movimento”.

Aos curiosos, um vídeo de Cage em uma de suas experiências sonoras:  

http://www.youtube.com/watch?v=Pbgr74yNM7M&feature=related

Por Redação