Centenário à Revolta da Chibata e homenagem à poeta Maria Tereza Moreira de Jesus

Segunda-feira, dia 22 de novembro, a Biblioteca Pública Alceu Amoroso Lima e O Autor na Praça celebram a semana da Consciência Negra relembrando a Revolta da Chibata que este ano comemora seu centenário e ainda homenageiam a poeta Maria Tereza Moreira de Jesus.

O encontro promove leituras de textos sobre a Revolta da Chibata e seu líder, o Almirante Negro, João Cândido Felisberto e outras manfestações artísticas.

Divulgação
Revolta da Chibata

História

No dia 22 de novembro de 1910, marinheiros negros se rebelaram contra os castigos a que eram submetidos a bordo de embarcações brasileiras, liderados por João Cândido Felisberto ocuparam por cinco dias vários navios brasileiros na Baía da Guanabara, então Capital Federal. O levante dos marinheiros ficou conhecido como Revolta da Chibata.
Programação

19h00 – Exibição de vídeos documentários sobre a Revolta da Chibata
19h30 – Leitura da “Carta dos Marinheiros” (manifesto dirigido ao governo brasileiro na ocasião) e apresentação do livro “João Cândido do Brasil e a Revolta da Chibata” de César Vieira, dramaturgo e fundador do TUOV – Teatro Popular União e Olho Vivo.
19h50 – Apresentação do grupo de Capoeira Angola Omoayê e convidados
20h20 – Dança afro com Inayara Samuel acompanhada de músicos
20h40 – Apresentações musicais com a Banda Mokó de Sukata do movimento Trokaoslixo, o músico e compositor Haroldo Oliveira e outros convidados.

Por Redação