Com o intuito de promover a reflexão sobre os processos de paz - possíveis neste conturbado início do século XXI, quando articulados de forma dinâmica e participativa - o Centro da Cultura Judaica promove nos dias 22, 23 e 25 de outubro o Cine-Cultura de Paz.

Uma seleção especial de filmes sobre assuntos relacionados ao trabalho social, solidário e humanitário, será exibida com entrada totalmente Catraca Livre. Idealizada a partir da “Declaração Sobre uma Cultura de Paz”, documento elaborado pela ONU, em 1999, a programação integra o “Mês da Cultura de Paz”, que conta ainda com debates, atividades infantis e encontros.

Dentre o destaque do Cine Cultura de Paz está a exibição do premiado documentário de longa-metragem “Budrus”, da brasileira Julia Bacha, no dia 25 de outubro, às 20h.

O filme mostra o retrato de uma situação de tensão no vilarejo que dá nome ao filme, localizado na região entre Cisjordânia e Israel. Na região, seus povos encontraram maneiras pacificas para resolver seus conflitos.  Após a exibição do filme, a diretora participa de um bate-papo com o público sobre a produção e experiência nas vilas.

Veja abaixo o trailer do longa:

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=ff7rScVrbos[/youtube]

O Catraca Livre destaca abaixo outros dois filmes da Cine Cultura de Paz. Aqui você confere a programação completa.

Dia 22, às 20h30

O Caso Pinochet ( El Caso Pinochet - França/Bélgica/Chile/Espanha, 2001, Patrício Guzman, documentário, 110’)

Em 1998, o general Pinochet faz uma viagem de férias a Londres. Lá permaneceu por mais de 500 dias e, por mandato do juiz espanhol Balthazar Garzón, permanceu em prisão domiciliar. O documentário trata deste período, fato único na história: a perseguição de um ditador pela justiça internacional 25 anos depois de ter tomado o poder.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=55DbW4LBzzs[/youtube]

Dia 23, às 18h30

Vote em Mim (Votez Pour Moi! - França, 2007, documentário, Weijun Chen, 58’)

Na China, os alunos de uma escola primária de Wuhan elegem, pela primeira vez, o representante da sua classe. As crianças descobrem uma democracia que não existe em lugar algum em volta deles.

 

divulgação

Créditos:

A experiência democrática numa sala de aula na China é abordada pelo diretor Weijun Chen

Cine-Cultura de Paz

22 Out

  • Sáb 22/10
    • às 17:30
  • diariamente de 23/10 (Dom) a 30/11 (Qua)
    • das 15:30 às 00:00
  • diariamente de 25/10 (Ter) a 30/11 (Qua)
    • das 20:00 às 00:00

Centro da Cultura Judaica
Rua Oscar Freire, 2500 Pinheiros - Oeste São Paulo - SP (11) 3065-4333
Estação Sumaré (Metrô - Linha 2 Verde)
Catraca Livre
Os ingressos devem ser retirados com uma hora de antecedência na bilheteria e estão sujeitos à lotação do espaço