“Conflitos Mundiais” é tema de mostra de cinema

Biblioteca Pública Roberto Santos exibe filmes durante o mês de outubro

Por: Catraca Livre
divulgação
Platoon, um dos grandes clássicos do "cinema de guerra", integra a mostra

Nos dias atuais, os conflitos armados deflagrados nos mais diferentes rincões do planeta são acompanhados em tempo real pelas diferentes mídias e redes sociais que transmitem para todo o mundo, sem censura e sem retoques, os horrores da guerra. E assim novos capítulos da História são escritos.

Nesta sociedade da informação instantânea, são várias as ferramentas de registro dos embates bélicos, sejam elas documentais, artísticas ou jornalísticas. No campo da arte, o cinema cumpre bem este papel, expondo ao público, de maneira extremamente realista, conflitos que outrora apenas imaginaríamos ao ler os livros de História.

Reunidos na abrangente mostra de filmes “Conflitos Mundiais”, a Biblioteca Pública Roberto Santos apresenta, durante todo o mês de outubro, produções que retratam alguns dos principais conflitos armados desenrolados nas últimas décadas. A entrada é Catraca Livre.

“São várias realidades, regiões, épocas e estilos de produções, como documentários e ficções”, explica Daniel Ifanger, programador de cinema das Bibliotecas Públicas da Prefeitura de São Paulo.

Um olhar plural, abarcando, em alguns casos, os “dois lados da moeda”, foi uma preocupação que norteou a escolha dos filmes. A batalha de Iwo Jima, na Segunda Guerra Mundial, por exemplo, está retratada tanto pelo lado estadunidense em “A Conquista da Honra” (direção de Clint Estwood) como pelo lado japonês, com “Cartas de Iwo Jima”, também dirigido pelo cineasta dos EUA.

“Bastardos Inglórios”, produção recente (2009) de Quentin Quarantino é outro filme que aborda os horrores da Segunda Guerra.

Várias outras guerras, guerrilhas e batalhas clássicas serão apresentadas na mostra: a Guerra da Bósnia (“Terra de Ninguém”), da Coreia (“A irmandade da guerra”), do Vietnã (“Corações e Mentes” e “Platoon”), de Ruanda (“Hotel Ruanda”) e das Malvinas (“Iluminados pelo fogo”) são apresentados ao público através da Sétima Arte.

Conflitos no México (“Vozes Inocentes”) e em Jerusalém (“Promessas de um novo mundo”) também ganham espaço, bem como produções que retratam a “guerra ao terror”, cruzada moral com viéses econômicos iniciado no governo republicano de George W. Bush depois do 11 de setembro.

“As Torres Gêmeas”, de Oliver Stone, e “Caminho para Guantánamo”, dirigido por Michael Winterbottom e Mat Whitecros, são os representantes desta que é a “guerra fria” dos tempos atuais. Aquela cujo o inimigo não se vê tão facilmente como um embate bélico “tradicional”.

Para Ifanger, “não se trata de entretenimento, a ideia é trazer e aprofundar as discussões sobre a temática e chamar atenção para outros questionamentos abordados pelos filmes”.

Confira a programação completa:

dia 2

Às 16h

As Torres Gêmeas (World Trade Center, EUA, 2006, 108 min., direção: Oliver Stone, 12 anos)
Dirigido pelo “ativista” Oliver Stone e estrelando Nicolas Cage, o longa apresenta o drama vivido pelos nova-iorquinos na manhã do dia 11 de setembro de 2001, quando ruíram as duas torres gêmeas do World Trade Center. A atuação de policiais e bombeiros no resgate aos feridos é destacado no filme.

Às 18h

A Conquista da Honra (Flags of Our Fathers, EUA, 2006, 131 min., direção: Clint Eastwood, 16 anos)
A batalha de Iwo Jima, na Segunda Guerra Mundial, envolveu 70 mil fuzileiros navais estadunidenses em uma sangrenta contra os japoneses. O longa retrata a visão dos soldados ocidentais.

dia 7

Às 15h

Terra de Ninguém (No Man’s Land, Bósnia/Inglaterra/França/Itália, 2001, 98 min., direção: Danis Tanovic, 14 anos)
Dois combatentes de lados opostos da Guerra da Bósnia encontram-se na fronteira, a chamada “terra de ninguém”. A trama se desenrola a partir desta peculiar situação onde os dois devem negociar e dialogar para poderem salvar suas próprias vidas.

http://www.youtube.com/watch?v=CHMg3kjFB24

dia 9

Às 16h

Promessas de um novo mundo (Promises, EUA/Palestina/Israel, 2001, 116 min., direção: Justine Arlin, Carlos Bolado e B.Z. Goldberg, 10 anos)
O documentário apresenta o convívio de sete crianças israelenses e palestinas, entre 8 e 13 anos, que moram em Jerusalém. A diferença religiosa, social e econômica que exite entre eles é explicitado na trama.

Às 18h

Cartas de Iwo Jima (Letters from Iwo Jima, EUA, 2006, 140 min, direção: Clint Eastwood, 14 anos)
O ponto de vista japonês da batalha de Iwo Jima é apresentado no longa. A tática adotada pelo General Tadamichi Kuribayashi e por seus homens durante o conflito fez desta batalha um marco da Segunda Guerra Mundial.

dia 14

Às 15h

Caminho para Guantánamo (The Road to Guantanamo, Reino Unido, 2006, 95 min., direção: Michael Winterbottom e Mat Whitecross, 14 anos)
A prisão militar de Guantánamo, um enclave estadunidense em Cuba, é o destino de quatro cidadãos britânicos de origem paquistanesa, capturados por tropas dos EUA sem qualquer acusação formal.

dia 16

Às 16h

Vozes Inocentes (Voces Inocentes, México, 2004, 110 min., direção: Luis Mandoki, 16 anos)
Menino de 11 anos se torna o “homem da casa” depois que seu pai abandona a família no meio de uma guerra civil. Uma difícil decisão deve ser tomada pelo garoto: alistar-se no exército ou unir-se à guerrilha.

Às 18h

A irmandade da guerra (Tae Guk Gi, Coreia do Sul, 2004, 148 min. direção: Kang Je Gyu, 16 anos)
A Guerra da Coreia faz com que familiares até então inabaláveis sejam colocados à prova. Dois irmãos entram no Exército durante o conflito e a amistosa relação entre eles jamais voltaria a ser a mesma.

dia 21

Às 15h

Hotel Ruanda (Hotel Rwanda, Itália/Inglaterra/África do Sul, 120 min., direção:  Terry George, 14 anos)
Em Ruanda, no ano de 1994, o conflito entre as etnias tutsi e hutu matou quase um milhão de pessoas em apenas 100 dias. A história de um gerente de um hotel de luxo que abrigou mais de 1.200 refugiados é a trama do longa.

dia 23

Às 16h

Corações e mentes (Hearts and Minds, EUA, 1974, 112 min., direção: Peter Davis, 14 anos)
O documentário analisa da Guerra do Vietnã através de entrevistas de jornais dos Estados Unidos, filmagens jornalísticas da guerra e trechos de filmes de Hollywood.

Às 18h

Bastardos Inglórios (Inglorious Basterds, Alemanha/EUA, 2009, 152 min., direção: Quentin Tarantino, 18 anos)
Durante a ocupação nazista na França, um grupo de soldados judeus norte-americanos cria um esquadrão com o intuito de combater, da maneira que for possível, sem qualquer preocupação em ter escrúpulos, os nazistas.

dia 30

Às 16h

Iluminados pelo fogo (Iluminados por el Fuego, Argentina/Espanha, 2005, 100 min., direção: Tristán Bauer, 14 anos)
Homem de 40 anos é recrutado como soldado e obrigado a combater nas Ilhas Malvinas, em 1982. Depois da tentativa de suicídio de um de seus ex-companheiros, ele mergulha nas recordações da guerra.

Às 18h

Platoon (Platoon, EUA, 1986, 120 min., direção: Oliver Stone, 14 anos)
Um dos maiores clássicos do “cinema de guerra” de todos os tempos. A história do desembarque de um ingênuo soldado dos Estados Unidos no meio do caos e do horror da guerra do Vietnã é a trama apresentada no longa.