O Museu da Imagem e do Som (MIS) apresenta, de 16 de outubro a 14 de novembro, a instalação audiovisual "Itdn - les terra's di nadie" do artista e cineasta César Meneghetti. A entrada é Catraca Livre.

A obra faz um reexame histórico e traça um diálogo entre importantes acontecimentos políticos da América Latina do século passado: as ditaduras militares brasileira e chilena. Também participam da obra o chileno Antonio Arévalo (poesia), Carolina Manica e Patricia Rivadeneira (intérpretes) e Fabio Pagotto e Silvia Moraes (sound design). A instalação pode ser visitada gratuitamente no período de 16 de outubro a 14 de novembro de 2010.

"ltdn - les terra's di nadie" é uma instalação em dois canais, com duração de 7 minutos e coproduzida pelo Brasil, pelo Chile e pela Itália. Trata-se de uma representação visual do 11 de setembro de 1973, dia do golpe militar chileno, e do 31 de março de 1964, dia do golpe militar brasileiro.

Misturadas às imagens é apresentada uma poesia do chileno Antonio Arévalo em cinco idiomas, como anuncia o subtítulo da obra - le terre di nessuno_ las tierras de nadie_ as terras de ninguém_ nobody’s land_ les terres de personne. As cenas se sucedem, sobrepõem-se e se completam, formando uma história única de um continente em permanente invenção. Um não-lugar onde impera a violência e a opressão, representadas como uma babel discursiva e visual.

1/2

 

Terras de Nadie

2/2

 

Terras de Nadie

  •  

    1/2

    Terras de Nadie

  •  

    2/2

    Terras de Nadie

Sobre o diretor

César Meneghetti é brasileiro e vive e trabalha entre São Paulo e Roma. Formado em Comunicação Visual pela Faculdade de Artes Plásticas da FAAP, especializou-se na City of London Polytechnic (film, video & mixed media arts) e na Scuola Nazionale de Cinema, em Roma.

O seu trabalho está centrado em problemáticas sociais, migração e conceito de fronteiras, sejam elas políticas, sociais ou individuais, baseando-se no confronto e na interação entre pessoas e culturas dos hemisférios Norte e Sul.

Exibiu seu trabalho em mais de 38 países pelo mundo, participou de mais de 70 mostras e realizou cerca de 60 filmes e vídeos: dois longas metragens, cinco documentários, 53 curtas e vídeos experimentais.

Nos últimos 20 anos, conquistou reconhecimento no Brasil e no exterior, recebendo mais de 60 prêmios, bolsas e menções pelo seu trabalho.

ltdn - les terra's di nadie

16 Out
a
14 Nov

  • de 16/10 a 14/11
    • Domingos das 11:00 às 21:00
    • Terças, Quartas, Quintas, Sextas e Sábados das 12:00 às 22:00


Catraca Livre
add Google Agenda