Um dos maiores festivais de música negra norte-americana no Brasil, o Bourbon Street Fest , chega à 11ª edição em 2013, de 18 a 25 de agosto.

Com abertura (18) e encerramento (25) no Parque do Ibirapuera, o encontro reúne diferentes vertentes da tradicional música de Nova Orleans, levando ao palco expoentes do jazz, blues, soul, R&B, zydeco e outros ritmos. Na edição deste ano, artistas como Trombone Shorty, Soul Rebels, leroy Jones e Wanda Rouzan são alguns dos nomes confirmados  para as apresentações.

Créditos:

Em quase 50 anos de carreira, a cantora, atriz, coreógrafa Wanda Rouzan é uma das principais atrações do Bourbon Street Fest.

Cantora, atriz, coreógrafa, grand marshal e educador, Wanda é a essência do artista realizando Big Easy . Sua carreira no show business se estende por quase 50 anos.

Trombone e outros metais 

Em Maio deste ano, Trombone Shorty , com sua Orleans Avenue, foi destaque na apresentação de encerramento do New Orleans Jazz & Heritage Festival. A participação reforça o prestígio do grande trombonista, que começou ainda criança, tocando nas ruas de New Orleans e é considerado um dos mais importantes nomes do jazz atual.

Além de Shorty, a programação deste ano contará com a participação de Wanda Rouzan, conhecida como “The Sweetheart of New Orleans” a cantora, atriz e band leader, já foi premiada por interpretar  Billie Holiday no cinema.

Formada por oito músicos, a banda Soul Rebels é hoje uma das mais originais e requisitadas Brass Band de New Orleans além de ser a banda escolhida para abrir os quatro shows em comemoração aos 30 anos do grupo Metallica, no Fillmore de São Francisco, em 2011.

Ganhadora do prêmio de melhor grupo de Roots Rock pelo Big Easy Music Awards de 2012, a Honey Island Swamp Band, traz ao palco seu caldeirão musical de estilos; Já o eclético Nathan & The Zydeco Cha-Chas, acordeonista, compositor e cantor Nathan Williams e sua banda mostram a força dos gêneros originais da música norte-americana.

Destaque da programação, o cantor Leroy Jones traz o jazz swingado e vigoroso, contando com a presença da cantora Topsy Chapman, considerada um dos tesouros vocais de New Orleans.

Abertura, 18 de agosto 

 15:30 - Orleans Street Band

16:00 - Leroy Jones Feat. Topsy Chapman

17:30 - Wanda Rouzan

19:00 - Trombone Shorty

Encerramento, 25 de agosto 

15:30 - Orleans Street Band

16:00 - Honey Island Swamp Band

17:30 - Leo Nocentelli

19:00 - Soul Rebels

De Nova Orleans para Heliópolis

Haverá ainda um workshop com a banda Soul Rebels para crianças e adolescentes que estudam música no Instituto Baccarelli, em Heliópolis, área carente de São Paulo.

Outra contribuição social do festival é destinar uma área especial no show de abertura ao ar livre para 100 meninos e adolescentes da periferia, que estudam música ou tocam algum instrumento. Ciente de que muitos deles, que gostariam de assistir aos shows, não têm como fazê-lo, o evento oferece transporte, monitores e lanche a esses jovens.