“A Escola Vai Ao Cinema” fica em cartaz na Biblioteca Viriato Corrêa

Mostra exibe 22 longas que abordam o universo da educação

O premiado "Elephant" de Gus Van Sant, é um dos destaques da exposição
O premiado "Elephant" de Gus Van Sant, é um dos destaques da exposição

Paulo Freire foi um filósofo e pedagogo brasileiro que motivou a sociedade a vestir novos olhos para se enxergar a educação de uma forma mais sensibilizada.

Um de seus dizeres foi de que “ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção”.

Filmes que se apropriaram da educação como alimento narrativo, ganham destaque pela mostra “A Escola Vai Ao Cinema”, em cartaz na Biblioteca Pública Viriato Corrêa entre os dias 1º de junho e 1º de julho, com entrada Catraca Livre.

A preocupação do cineasta François Truffaut com a educação na França em “Os Incompreendidos”, e a releitura do fatídico episódio do massacre em Columbine em “Elefante”, dirigido por Gus Van Sant, são alguns destaques desta mostra, que coloca múltiplos olhares sobre o eixo educacional na juventude.

Confira trailer e sinopses de três filmes que integram a programação da mostra:

Pro Dia Nascer Feliz

Dia 16, às 16h

Pro Dia Nascer Feliz (Brasil, 2006, 88’, dir.: João Jardim)

O documentário apresenta a vida antagônica de professores de diferentes locais do país. O paralelo entre o público e o provado evidenciam abismos complexos na estrutura educacional do país.

Os Incompreendidos

Dia 22, às 18h

Os Incompreendidos (Les 400 Coups, França, 1959, 94’, dir.: François Truffaut)

O longa é uma obra quase biográfica de François Truffaut, que traz os dramas de um adolescente que vive o dilema de ser repreendido pelo autoritarismo de sua escola e a crise conjugal que seus pais atravessam. A soma dos fatores provoca uma revolta incomum no jovem que passa a fazer alguns atos de rebeldia a acaba sendo levado a um reformatório por seus pais.

Elefante

Dia 1º, às 18h

Elefante (Elephant, 2003, 81’, dir.: Gus Van Sant, classificação indicativa: 16 anos)

Vencedor da Palma de Ouro em 2004, o longa revisita o episódio de Columbine e trata do universo de jovens estudantes. As relações são surpreendidas quando um massacre sem motivo aparente.

Por Redação