No domingo, 29, a Praça recebe a o projeto “Encontros Musicais Alencarinos” com os grupos cearenses Fóssil e Gil Duarte & Sistema Asimov de Som. O projeto, que homenageia o escritor José de Alencar, nascido em Messejana/CE, tem a idéia de promover encontros entre artistas cearenses radicados na cidade de São Paulo/SP utilizando sua produção criativa e promovendo o diálogo musical com outras áreas e linguagens, como literatura, cinema, cordel e fotografia.

Na ocasião, o quinteto cearense Fóssil apresenta as canções do seu 2º álbum, Mocumentário, lançado no dia 19 de março de 2012, dia de São José padroeiro do Ceará. As sonoridades de suas músicas refletem em experiências vividas adquiridas na cidade de São Paulo (SP).

Composto por Vitor Colares (guitarra, efeitos, texturas), Eric Barbosa (guitarra, efeitos e texturas), Rodrigo Colares (teclado, synths), Victor Bluhm (bateria, percussão) e Klaus Sena (baixo) mostra mais uma vez seu lugar na inventividade da música instrumental contemporânea brasileira – trafegando por diversos nichos e arqueologias musicais.

Logo após, Gil Duarte & Sistema Asimov de Som apresenta uma síntese da construção de seu estilo musical, onde se pode notar a riqueza da musicalidade e a preocupação com a poesia cantada. Os temas são variados, e misturam referências regionais com toques de ficção científicas e cotidianos, em especial o cotidiano urbanóide de São Paulo, na visão de um nordestino em meio ao concreto cinza da metrópole. O grupo é composto por Gil Duarte (voz, flauta, trombone e efeitos), Demétrius Carvalho (baixo), Eric Barbosa (guitarra), Marcos Maia (bateria e percussão) e Rodrigo O’Reilly (synths).

 

Encontros Musicais Alencarinos

29 Jul
Praça Victor Civita
Rua Sumidouro, 580 Pinheiros - Oeste São Paulo - SP (11) 3031-3689
Estação Pinheiros (Metrô - Linha 4 Amarela)
Catraca Livre