divulgação

Créditos: divulgação

A mostra "O Parque Tecido à Mão" no Pavilhão das Culturas Brasileiras é estruturada com 1800 metros de tecidos feitos à mão no bairro rural do Muquém

Também no aniversário de São Paulo, além da exposição "Design da Periferia", o Pavilhão das Culturas Brasileiras inaugura "O Parque Tecido à Mão", que retrata a flora do Parque do Ibirapuera. A entrada é Catraca Livre.

Com curadoria do designer e tecelão Renato Imbroisi, a mostra é toda estruturada com 1800 metros de tecidos feitos à mão no bairro rural do Muquém, município e Carvalhos, Sul de Minas Gerais (380 Km de Belo Horizonte). Foi lá que o designer iniciou, em 1985, sua trajetória de muitas parcerias com comunidades de artesãos de todas as regiões do Brasil e em outros países (Japão, Itália, Moçambique e São Tomé e Príncipe).

Para montar a representação do Parque do Ibirapuera, com suas árvores, lagos e bosques, dentro do Pavilhão das Culturas Brasileiras, Renato Imbroisi e a designer têxtil Liana Bloisi foram para o Muquém, onde criaram e desenvolveram tecidos junto com a mestre tecelã Eva Maciel da Cunha. Foi ela que, com sua irmã Noeme (já falecida), acolheu e partilhou as ideias inovadoras trazidas por Imbroisi, iniciando uma produção de peças de tecelagem e outras técnicas têxteis dentro da comunidade, que se mantém até hoje.

Ibirá-Muquém

Na mostra, ainda será apresentado o vídeo "Ibirá-Muquém", produzido em Muquém, que revela, com delicadeza, o processo de produção desta exposição e um pouco da vida destes artesãos no vale verde cercado pela Serra da Mantiqueira. A direção é do próprio Imbroisi, com captação de imagens de Lucas Moura e montagem de Maria Kubrusly.

 

O Parque Tecido à Mão

25 Jan
a
28 Jul

  • de 25/01 a 29/07
    • Terças, Quartas, Quintas, Sextas, Sábados e Domingos das 09:00 às 17:00

Pavilhão das Culturas Brasileiras
Parque do Ibirapuera, s/n - Parque Ibirapuera Parque Ibirapuera - Sul São Paulo - SP (11) 5083-0199
Catraca Livre