Festival Cinetube @2010views

Por: Redação

Por dedicar muitas horas do seu dia no youtube, Thiago Minamisawa decidiu encabeçar um miniciclo de palestras e exibições de filmes, que se tornaram hits e referências para artistas do canal. “O mote inicial para consolidar a discussão é a importância de um canal de transmissão como o youtube. Ele mudou a linguagem audiovisual e quebrou o modo de distribuição de arte como conhecíamos”, comenta Thiago Minamisawa co-curador do festival.

O festival convidou profissionais de diferentes áreas, entre elas, artes plásticas, cinema e televisão para falar sobre suas referências no youtube e a importância do canal para distribuição de seus trabalhos.

“O youtube fez com que a produção audiovisual se tornasse espontânea e, hoje,  cada pessoa pode ser tornar um videomarker”, diz Thiago.

Liberdade de expressão também será um tema que será levantado nos dois dias do mini-festival. “A internet possibilita uma discussão multifacetada de assuntos. Vimos isso nesta última eleição. Com inserções de vídeo no youtube foi capaz de modificar planos de ação políticos no partido”, coloca Thiago.

Nos dias 26 e 27 a partir das 23h, o CineSesc recebe o Festival CineTube @2010views. A mostra irá reviver os sucessos dos cinco anos do YouTube, com uma grande retrospectiva dos vídeos mais marcantes no Brasil e contará com a participação de convidados que apresentarão referências virtuais de trabalhos e pontos de vistas sobre as influências dos canais de compartilhamento de vídeos em suas áreas.

Mônica Iozzi, repórter integrante do programa CQC (Bandeirantes), irá comandar as duas noites do evento, que terá a participação de:

Sexta, 26

Debate com Esmir Filho, cineasta e Rick Castro, artista plástico.

Sábado, 27

Debate com Michel Melamed (protagonista da série da Rede Globo “Afinal, o que querem as mulheres?”) e Tatá Aeroplano (Cérebro Eletrônico)

Maria Alice Vergueiro, musa do “Tapa na Pantera”. A convidada especial participará virtualmente.

Para o encerramento, no sábado, o vocalista Tatá Aeroplano preparou um setlist especial que promete misturar muita música e vídeos da internet.

Twitter – Em busca de incentivar a expansão dos trabalhos autorais independentes, o @2010views propõe que o público construa as noites do evento junto com a organização. Como? Selecionando e produzindo os vídeos que serão exibidos. Para isso, qualquer pessoa poderá enviar links de vídeos próprios ou dos preferidos da internet para a equipe de produção.

A mediação do encontro também será realizada via Twitter, que estará conectado à tela do cinema. Um computador permitirá que todos os presentes ao CineSESC, ao vivo, participem das conversas e escolham os vídeos que serão exibidos nas sessões finais de cada dia.

Por Redação