divulgação

Créditos: divulgação

O escritor Pedro Bandeira é uma das atrações do evento

O bairro São Miguel Paulista, zona leste de São Paulo, será um palco aberto para a literatura nos dias 8 e 9 de novembro, pela 3ª edição do Festival do Livro e da Literatura de São Miguel Paulista, cuja programação tem entrada Catraca Livre.

Promovido pela Fundação Tide Setubal – ONG fundada em 2005 que desde então, realiza importantes intervenções comunitárias no bairro de São Miguel -, o evento busca estimular os moradores do bairro ao hábito da leitura por meio de atividades como contação de histórias, conversas com autores, intervenções teatrais, saraus, oficinas e exibições de filmes.

Uma das atrações principais do encontro é a tradicional feira de troca e vendas de livros a pecos populares. Ao todo são 23 pontos do bairro, distribuídos entre escolas, bibliotecas, praças, pontos de leitura, com ofertas variadas para todas as idades.

Nas abas abaixo, você confere as principais atrações da programação do evento:

- Palestra e sessão de autógrafos com Pedro Bandeira: autor de mais de 70 livros, boa parte infantojuvenis, e reconhecido com prêmios diversos pelo país – o autor participa de sessão de autógrafos e palestra sobre o livro encontro l para educadores e educadores no dia 8, às 10h, no Auditório D da Universidade Cruzeiro do Sul.

- “Literatura e mídia: a leitura do mundo na sua tela” com Fernando Bonassi e Jorge da Cunha Lima: No mesmo lugar da palestra anterior, o evento conta com a presença de Fernando Bonassi, escritor, dramaturgo e roteirista; e Jorge da Cunha Lima, jornalista, escritor e presidente do Conselho Curador da Fundação Padre Anchieta, com mediação do jornalista Daniel Reis.

- Bate-papo com Suzana Montoro: romancista, contista e escritora de livros para jovens e crianças, como Nem eu nem outro, a autora participa de conversa com o público no dia 9 em dois horários: às 10h no Ponto de Leitura Jd. Lapenna; e às 14 horas, no Ponto de Leitura Tide Setubal, no Clube da Comunidade (CDC) Tide Setubal.

- Encontro com autores da periferia: No dia 9, às 19h, o Auditório D da Universidade Cruzeiro do Sul recebe os autores Andrio Candido, Binho e a historiadora Cidinha da Silva – importantes expoentes de movimentos literários da periferia -, que participam de conversa sobre a produção literária periférica e seu papel no diálogo com a cidade.

No Galpão de Cultura e Cidadania, no dia 8, das 19h às 22h30, e no dia 9, das 8h às 16h30, acontece outra inovação: o Camp Literário: MOBJovem. Dezenas de jovens que participam das iniciativas da Fundação em São Miguel e do Projeto Escritureiros de Parelheiros, zona sul, acamparão no Galpão, onde farão uma integração e uma imersão literária com várias atividades culturais.

Para incentivar o contato com os livros, será promovida uma feira de troca e de venda de livros nos três dias do Festival na Praça Fortunato da Silveira. Neste mesmo espaço, acontecerá o Projeto de Mão em Mão, da Secretaria Municipal de Cultura, que distribuirá cerca de 1.500 exemplares de três coletâneas de contos de grandes escritores brasileiros: Machado de Assis, Lima Barreto e Alcântara Machado. No Jardim Romano e em União de Vila Nova, estarão os ônibus-bibliotecas da Secretaria Municipal de Cultura.

Festival do Livro e da Literatura de São Miguel Paulista

08 Nov
a
09 Nov

  • diariamente de 8 (Qui) a 09/11 (Sex)
    • das 10:00 às 19:00

CDC Tide Setúbal
Rua Mário Dallari, 170 Jardim São Vicente - Leste São Paulo - SP (11) 2297-5969
Catraca Livre