Galeria Olido homenageia Carlos Pronzato

Sábado, dia 6 de novembro, a Galeria Olido – Cine Olido promove uma homenagem ao poeta e cineata Carlos Pronzato. A entrada é Catraca Livre.

“Realidade através de suas Lentes” exibe documentários que abordam distintos olhares da realidade, resultando em uma investigação por meio das lutas sociais e seus desdobramentos.

Após as exibições, acontece um bate-papo com Carlos Pronzato.

A mostra faz parte do movimento “Solidariedade a Cuba”.

Mapuches

Mapuches, un pueblo contra el estado
(Brasil, 2010, 60 min). Dir.: Carlos Pronzato.

Os Mapuches são uma nação situada na região centro-sul do Chile e sudoeste da Argentina. Desde sua conquista, os espanhóis lutaram duramente para subjugá-los, porém não tiveram êxito. Atualmente, continuam exigindo seus territórios, que foram submetidos ao domínio do Chile e da Argentina desde o final do século 19.

Até Oxalá vai à Guerra

Até Oxalá vai à Guerra – Uma história de racismo e intolerância religiosa
(Brasil, 2008, 40 min). Dir.: Carlos Pronzato e Stefano Barbi-Cinti.

O filme mostra o ato de intolerância religiosa praticado pela prefeitura de Salvador (BA) ao demolir o Terreiro Oyá Onipo Neto. Prêmio de Melhor Filme pelo Júri Popular no 2º Bahia Afro Film Festival, em 2008.

Carabina

Carabina M2. Un Arma Americana. El Che en Bolívia
(Brasil, 2007, 90 min). Dir.: Carlos Pronzato.

Pronzato reconstitui o assassinato de Che Guevara na Bolívia por meio de entrevistas com importantes figuras daquele período, como o general Gary Prado, responsável por sua captura; Loyola Guzmán, homem que deu apoio urbano à guerrilha; e o general Jaime Niño de Guzmán, piloto que transportou o corpo do Che no helicóptero.

Por Redação