reprodução

Créditos: reprodução

Rivalidade entre seleção brasileira e cubana de vôlei, em 1996, é tema do documentário "Pátria"

A história do Brasil nas Olimpíadas ganha destaque neste fim de semana no Cine Olido. A partir das 15h deste sábado, 24, o espaço exibe quatro documentários sobre a história do Brasil e seus atletas olímpicos. A programação tem entrada Catraca Livre.

Todas as produções são fruto da primeira edição do "Memória do Esporte Olímpico Brasileiro", projeto de criação e preservação audiovisual sobre o esporte brasileiro.

"O Salto de Adhemar", de Rafael Terpins e Thiago Brandimarte,  e “Pátria”, de Fabio Meiraconcorreram no início do mês na primeira edição do FIFE (Festival Internacional de Filmes Esportivos), no Rio de Janeiro. Após as sessões haverá um bate papo com os cineastas.

Confira os trailers e sinopses dos filmes:

“Pátria”, dir.: Fabio Meira

Fernanda Venturini, Ana Moser, Márcia Fu, Hilma, Ana Flávia, Ida, Ana Paula, Virna, Leila, Fofão, Filó e Sandra. O filme conta a história dessa formidável equipe de vôlei feminino, que conquistou o primeiro pódio olímpico da modalidade, com a medalha de bronze em Atlanta, 1996, e colocou o Brasil na elite do esporte.

“Ouro, Prata, Bronze e… Chumbo”, dir.: José Roberto Torero

As três primeiras medalhas do Brasil vieram juntamente com a primeira participação do país nos Jogos Olímpicos. A equipe de tiro foi a responsável pela façanha, nas Olimpíadas de 1920, na Antuérpia (Bélgica). O projeto resgata esses heróis e conta as aventuras que eles percorreram para representar o Brasil nos primeiros Jogos de sua história.

“O Salto de Adhemar”, dir.: Rafael Terpins e Thiago Brandimarte

Adhemar Ferreira da Silva é o único atleta brasileiro que conquistou duas medalhas de ouro consecutivas em uma mesma prova em Jogos Olímpicos. Sua história é marcada pela superação dos limites e sintetiza as dificuldades e desafios dos atletas brasileiros no século passado: ascensão meteórica no esporte e agruras e preconceitos vividos em sua carreira.

“Reinaldo Conrad: A Origem do Iatismo Vencedor”, dir.: Murilo Salles

 Pioneiro em seu esporte, Reinaldo Conrad aprendeu a velejar numa represa e se tornou o primeiro medalhista olímpico da vela brasileira – uma das modalidades mais vitoriosas do Brasil. Trata-se da história desse grande iatista, que participou de cinco edições dos Jogos, e tem o sonho de participar, aos 74 anos, das Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro.

Mostra de documentários "Memória do Esporte Olímpico Brasileiro"

24 Nov

  • Sáb 24/11 das 15:00 às 20:00

Galeria Olido
Avenida São João, 473 - do térreo ao 2º andar Centro - Centro São Paulo - SP (11) 3331-8399 | 3397-0171
Estação República (Metrô - Linha 3 Vermelha e Linha 4 Amarela)
Catraca Livre