Com o objetivo de mostrar a relação da dança contemporânea com o universo infantil, a Balangandança Cia desenvolveu o projeto “Gira Gira – Balangandança Movimento”, que nos dias 25, 26 e 27 de outubro promove o “II Fórinho – O Brincar, a Improvisação e a Dança" no Itaú Cultural. Uma série de debates e oficinas com especialistas, destinada aos adultos, sob a mediação de Geórgia Lengos, diretora da Cia integram a programação.

Confira os detalhes:

Às 19h

O Brincar - Renata Meirelles

O encontro irá discutir a semelhanças culturais na ação do brincar de crianças de diversas regiões brasileiras. Renata Meirelles é educadora, autora do livro Giramundo e outros brinquedos e brincadeiras dos meninos do Brasil, vencedor do Prêmio Jabuti, diretora de filmes sobre a criança brasileira.

 Improvisação - Helena Katz

O encontro irá discutir as implicações sobre o corpo quando ele improvisa, a partir de dois pontos de vista: 1ª) trabalhando a partir da formação de hábitos; 2ª) propondo a dança como o pensamento do corpo.  Helena Katz é professora no Curso Comunicação das Artes do Corpo e no Programa em Comunicação e Semiótica da PUC/SP e crítica de dança do jornal O Estado de S. Paulo.

Dança para Crianças - Lenira Rengel 

O encontro propõe uma dança para as crianças em que os adultos sejam capazes de entendê-las. O que fazem/pensam/sentem, a partir de seus próprios pontos de vista.

Lenira Rengel é Especialista na Arte de Movimento de Rudolf Laban. Professora da Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia. Doutora em Comunicação e Semiótica, PUC/SP.

 

Às 14h

Dança em jogo: processos criativos - Georgia Lengos

O encontro tem como ponto de discussão o processo criativo do espetáculo de improvisação “Dança em Jogo - exercícios cênicos” em que foram desenvolvidas diversas estratégias e jogos corporais a partir da relação corpo interno /espaço; do corpo como brinquedo e da brincadeira como dança, da conexão palavra/imagem/movimento e de memórias pessoais.

Georgia Lengos é graduada em Dança pela UNICAMP. Desenvolve trabalhos com Dança e Educação desde 1991. Criou e dirige a Balangandança Cia. Integra a Cia Oito Nova Dança como criadora- intérprete e é profe

 

Às 9h30

Corpo – percepção e sensibilidade -  Anderson Gouvêa

A oficina propõe uma vivência dos participantes baseada no primeiro estágio do desenvolvimento humano. Por meio dos sentidos e da percepção desenvolver a consciência motora e a possibilidade de transformá-la em expressão.

Anderson Gouvêa é bailarino, performer e arte-educador, graduado pela Universidade Anhembi Morumbi, atua na Balangandança Cia. desde 2004. Trabalhou em diversas companhias desenvolvendo projetos nacionais e internacionais em parceria com diferentes artistas.

Às 17h

Brincadeira vira dança - Dafne Michellepis e Alexandre Medeiros

Nesta oficina adulto é convidado a refletir corporalmente a importância do movimento e do brincar na formação da criança. O corpo é visto integralmente e imerso em uma relação de trocas constantes consigo e com o ambiente.

Dafne Michellepis é formada em Artes Corporais pela Unicamp. Integra a Balangandança Cia. desde a sua formação. É Professora de dança e coreografa para eventos e campanhas publicitárias.

Alexandre Medeiros é Mestre em Comunicação e Semiótica e bacharel com habilitação em teatro e dança pela PUC/SP. Integra a Balangandança Cia. e atua também com as linguagens artísticas de palhaço e teatro de animação.

 

II Fórinho – O Brincar, a Improvisação e a Dança no Itaú Cultural

25 Out
e
27 Out

  • Ter 25/10
    • às 19:00
  • Qua 26/10
    • às 14:00
  • Qui 27/10
    • às 09:30
    • às 14:00

Itaú Cultural
Avenida Paulista, 149 Bela Vista - Centro São Paulo - SP (11) 2168-1700
Estação Brigadeiro (Metrô - Linha 2 Verde)
Catraca Livre
O ingresso deve ser retirado com antecedência