divulgação

Créditos: divulgação

O longa "Abraços Partidos" de Pedro Almodóvar será exibido no dia 10 de novembro

“A memória é uma vasta ferida”, escreveu Chico Buarque em seu último romance “Leite Derramado” – lançado em 2009 pela editora Companhia das Letras.

Dentro deste contexto sobre as relações afetivas que circulam as lembranças e o tempo num aspecto mais amplo, o Sesc Vila Mariana promove entre 10 e 24 de novembro, a mostra “Impressões da Memória” cuja programação tem entrada Catraca Livre.

Dentre os filmes, importantes títulos da produção contemporânea, como "Abraços Partidos", "Entre Rios" (que também terá bate-papo com o diretor após a sessão), Valsa com Bashir e Rashomon. Os longas  abordam diferentes contextualizações sobre questões como registro, lembrança, saudade, arquivo entre outras.

Com exceção do Cinedebate - que ocorre no dia 13 (terça-feira) com o documentário “Entre Rios”, às 15h -, todas as sessões ocorrem pelo projeto Cinesábado, sempre às 14h45.

Confira a programação completa nas abas abaixo:

Dia 10, às 14h45

Abraços Partidos (Los Abrazos Rotos, Espanha, 2009, 128’, dir.: Pedro Almodóvar)

 

Há 14 anos, o cineasta Mateo Blanco (Lluís Homar) sofreu um trágico acidente de carro, no qual perdeu a visão. Neste mesmo acidente, a pessoa que o acompanhava morreu. A partir de então ele abandona sua posição de cineasta e preserva apenas o lado de escritor, assumindo o pseudônimo de Harry Caine. Um dia, Diego (Tamar Novas), filho de sua antiga e fiel diretora de produção Judit Garcia (Blanca Portillo), é enviado ao hospital por ter ingerido drogas acidentalmente. Assim que sabe do ocorrido, Harry vai em seu socorro. Quando o jovem o indaga sobre seus dias de cineasta, o amargurado homem revela se lembrar de detalhes marcantes de sua vida e do acidente.

 

Dia 13, às 15h (bate-papo com o diretor após a sessão)

Entre Rios (Brasil, 2009, dir.: de Caio Silva Ferraz)

O documentário aborda a ação do homem sobre os principais rios e córregos que cortam a cidade de São Paulo e como esta intervenção afetou o cotidiano do paulistano.

Dia 17, às 14h45

Valsa com Bashir (EUA/SUI/BEL/AUS/FIN/FRA/ISR/ALE, 2008, 90’, Ari Folman)

A animação traz Ari Folman em um sonho recorrente no qual é perseguido por 26 cães ferozes. Por meio da conversa, eles concluem que a imagem tem ligação com sua missão na 1ª Guerra do Líbano, no início dos anos 80, quando defendia o exército de Israel. Como Ari nada se lembra sobre o evento, ele passa a buscar e entrevistar seus velhos companheiros da época.

 

Dia 24, às 14h45

Rashomon' (Japão, 1950, 88’, dir.: Akira Kurosawa)

A trama se passa no Japão, século XI. Durante uma forte tempestade, um lenhador (Takashi Shimura), um sacerdote (Minoru Chiaki) e um camponês (Kichijiro Ueda) procuram refúgio nas ruínas de pedra do portão de Rashomon. O sacerdote diz os detalhes de um julgamento que testemunhou, envolvendo o estupro de Masako (Machiko Kyô) e o assassinato do marido dela, Takehiro (Masayuki Mori), um samurai. Em flashback é mostrado o julgamento do bandido Tajomaru (Toshirô Mifune), onde acontecem quatro testemunhos, inclusive de Takehiro através de um médium.

Impressões da Memória

10 Nov
a
24 Nov

  • Ter 13/11
    • às 15:00
  • de 10 a 24/11
    • Sábados às 14:45

Sesc Vila Mariana
Rua Pelotas, 141 Vila Mariana - Sul São Paulo - SP (11) 5080-3000
Estação Paraíso (Metrô - Linha 1 Azul e Linha 2 Verde)
Catraca Livre