Itaú Cultural promove “Simpósio Internacional Emoção Art.ficial 6.0”

Programação integra a sexta edição da "Bienal Internacional de Arte e Tecnologia"

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Programação propõe diferentes discussões sobre a relação entre arte e tecnologia

Robôs, computadores, celulares e novas mídias tomam mais uma vez o espaço do Instituto Itaú Cultural sob diferentes formas de expressão artística. A partir do dia 31 de maio a instituição promove a sexta edição da “Bienal Internacional de Arte e Tecnologia”, com entrada Catraca Livre.

Composta por uma exposição – em cartaz até o dia dia 29 de julho – e um simpósio, o evento reúne dez obras de 13 artistas nacionais e internacionais, que fazem uso tanto de técnicas mais antigas quanto tecnologias de ponta em suas produções artísticas.

O “Simpósio Internacional Emoção Art.ficial 6.0”  neste ano tem proposta abrangente. As palestras e debates com especialistas apontam os desafios da arte digital e tecnológica, em discussões que percorrem por diferentes campos, entre eles a antropologia e psicanálise, ficção cientifica e literatura, cinema e comunicação, redes sociais e pornografia. A concepção e curadoria são assinadas pelo pesquisador Fernando Oliva.

Acompanhe abaixo a programação completa do simpósio:

31 de maio

Abertura

31 de maio, às 19h30

Apresentação – Fernando Oliva e Guilherme Kujawski

Tecno-Estética: Repensando as Relações entre Arte e Tecnologia

Palestrante – Laymert Garcia dos Santos

O encontro tem como proposta questionar a ideia de inconsistência relacionadas às obras que combinam arte e tecnologias. Apresenta o conceito de tecno-estética, do filósofo Gilbert Simondon e exemplifica a problemática por meio das criações digitais do artista André Favilla e às experimentações de Leandro Lima e Gisela Motta.

1º de junho

1º de junho, às 17h30

O Leitor do Futuro

Palestrante – Lisette Lagnado

Mediação – Fernando Oliva

É possível conquistar uma qualidade literária sem redigir um livro, mas, por exemplo, levando o visitante a fazer um percurso no parque? Para discutir as questão, será analisada a obra de Dominique Gonzalez-Foerster e sua afinidade com a ficção científica, presentes tanto na literatura de Adolfo Bioy Casares, Roberto Bolaño e Enrique Vila-Matas como no cinema de Jean-Luc Godard e Andrei Tarkovski.

Diferença e Repetição: um Novo Estatuto para o Sampling

Palestrante – Arto Lindsay

Mediação – Fernando Oliva

O encontro discute o sampling como recurso. Lindsay mostra que no o lugar de constituir uma célula a ser repetida, o sample agora se apresenta como uma amostra a ser estudada.

Às 19h30

Uma Tarde com Joseph Cornell, da série Art After Death

Palestra com ARCHIVE, coletivo de Chris Kubick e Anne Walsh

Mediação – Fernando Oliva

Os palestrantes tem como principal foco a performance “An Afternoon with Joseph Cornell”. O trabalho parte de uma série de gravações de áudio que documentam entrevistas realizadas em 2002 com Joseph Cornell no Whitney Museum of American Art. Na discussão, utilizam slides de obras de Cornell, objetos de papel, fotos de família, fotos históricas de suas “assombrações” pela cidade de Nova York, fotos publicitárias, entre outros.

Mídias Assombradas

Palestrante – Mario Ramiro

Mediação – Fernando Oliva

O artista aborda sobre como na época do advento da telegrafia e das transmissões radiofônicas surge um novo sistema de crenças no mundo ocidental baseado na possibilidade de comunicação entre os vivos e os mortos. Da mesma forma, com a chegada da fotografia e de suas derivações, como os raios X, seria igualmente possível tornar visível o que antes era invisível ao olhar.

2 de junho

2 de junho, às 17h30

Reapresentação e Sistemas de Comportamento: The Milgram Re-enactment e Closed Circuit 

Palestrante – Rod Dickinson

Dickinson apresenta dois projetos: The Milgram Re-enactment (2002) e Closed Circuit (2010). A exposição aborda sobre como os dois projetos articulam e representam sistemas de comportamento e previsão que estão arraigados em muitas facetas da nossa sociedade contemporânea.

Do Pornográfico ao Social (e de Volta)

Palestrante – Roberto Winter

Em 2008, pela primeira vez na história registrada da internet, o uso de redes sociais ultrapassou a procura por pornografia. Tomando esse dado como ponto de partida paralelo, a palestra trata do lugar e do papel da arte em uma sociedade crescentemente “pornográfica” (cada vez mais mediada, principalmente, pelas manifestações das tecnologias de informação e comunicação), buscando refletir sobre os binômios ética-estética e radicalidade-cooptação, na relação da produção artística com o campo social.

Às 19h30

O Condicionamento Pós-Guerra – Uma Perspectiva Tecno-política da Arte Contemporânea

Palestrante – Axel Stockburger

O encontro aborda questões diferentes questões, entre as principais: Como o crescimento e fortificação das redes sociais e dos universos corporativos de conteúdo organizado – como o Kindle da Amazon ou o iTunes – afetam formas de arte que estão voltadas para um posicionamento crítico em relação aos efeitos sociopolíticos da mídia?

Por Redação