Julho é mês de férias e diversão nos equipamentos da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo

Mostra sobre o Castelo Rá-Tim-Bum é um dos destaques[/img]

Uma delas está entre as mais esperadas do ano: a exposição sobre o Castelo Rá-Tim-Bum, que entra em cartaz a partir do dia 16 de julho, no MIS (Museu da Imagem e do Som).

Além das exposições, a programação também conta com oficinas, shows e contação de história.

Veja abaixo, os destaques:

MIS

Em comemoração às duas décadas do programa que se tornou marco da programação infanto-juvenil na televisão brasileira, o MIS, em parceria com a TV Cultura/Fundação Padre Anchieta, apresenta Castelo Rá-Tim--Bum – A exposição, em cartaz de 16 de luho a 12 de outubro. Peças do acervo, muitas delas recuperadas e restauradas pelo MIS, como objetos de cena, fotografias, maquetes, croquis e figurinos dos personagens, além de trechos do programa, compõem a exposição, que se completa com uma expografi a que permite uma visita imersiva e sensorial pelo diversos ambientes do Castelo.

 

Além da exposição, o MIS também oferece uma programação especial para a Maratona Infantil, na qual um domingo por mês é destinado às crianças e suas famílias. Com o tema do Castelo Rá-Tim-Bum, a maratona conta com a exibição de filmes, oficinas variadas, circo, teatro, contação de histórias, shows e diversas outras atividades, no horário das 10h às 17h. Confira a programação completa em www.mis.org.br

Museu da Língua Portuguesa

Em ano de Copa do Mundo da FIFA no Brasil, o Museu da Língua Portuguesa aborda o universo do esporte mais popular do Brasil por meio da exposição “Futebol na Ponta da Língua”. A mostra convida o visitante a colocar o seu time em campo e conhecer do vocabulário técnico e metafórico do futebol – com seus termos profissionais e gírias – à sua representação na literatura, por meio de textos de grandes escritores brasileiros como Mário de Andrade, Gilberto Freyre, José Lins do Rego, Carlos Drummond de Andrade, entre outros tantos que foram convocados para essa partida.

Além da exposição, nos sábados dias 12 e 16 de julho, o Museu oferece oficinas de HQ, onde os participantes criarão suas próprias tirinhas de histórias em quadrinhos. São 20 vagas oferecidas no horário das 14h às 16h30.

Museu do Futebol

A nova exposição do Museu do Futebol tem como princípio contar a história das 20 Copas do Mundo como nós gostaríamos que elas tivessem terminado: com o Brasil campeão de todas. A mostra conta uma nova trajetória do Brasil campeão mundial, sobre todos os campeonatos que ganhamos, perdemos e aqueles com os quais sempre sonhamos.

O Museu também inaugura o “Lounge 100 anos de Seleção Brasileira”,um espaço em homenagem ao centenário da Seleção Brasileira, com uma programação cultural diversificada. Saraus de poesia, exibições audiovisuais, performances literárias, lançamentos de livros, oficinas, jogos educativos e outras atividades irão celebrar a história da seleção.  Nos finais de semana de 17 de julho a 3 de agosto, as crianças terão oficinas de origami, desenho, contação de estórias e futebol de mesa. Para consultar a programação atualizada, consulte o site www.museudofutebol.org.br e o www.facebook.com/museudofutebol.

Museu da Imigração

O Museu da Imigração também preparou uma programação especial voltada para crianças e jovens, que acontece nos finais de semana de julho e agosto. As atividades educativas propõem brincadeiras lúdicas e uma visita guiada pela recém-inaugurada exposição “Migrar: experiências, memórias e identidades”, totalizando 1h30 de passeio.

Aos sábados, às 10h, a atividade “Mala de Memórias” oferece para crianças, a partir dos 9 anos, a experiência de ser um viajante durante uma visita-viagem à exposição do MI. A ideia é que os visitantes levem consigo algumas memórias na mala que podem ser utilizadas durante ou após o trajeto. Já às 15h, adolescentes a partir dos 14 anos, terão a oportunidade de contar as experiências que tiveram no Museu a partir da confecção de cartões-postais. Quem participar da atividade pode levar o cartão de outro visitante, compartilhando e acessando diferentes visões sobre a visita.

Domingo é dia de contação de histórias e jogos. Às 11h, a apresentação “Andança: memórias de uma migrante” conta para pessoas de todas as idades as aventuras de Antônia, uma migrante que desvela suas memórias a partir dos objetos que carrega numa mala de viagem. Às 15h, o jogo “Palavras intraduzíveis” instiga os jovens, a partir dos 16 anos, a contrapor os significados das palavras de diversas origens. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público.

MCB

O MCB e o Instituto Italiano de Cultura de São Paulo realizam a primeira exposição da motocicleta Vespa no Brasil, apresentando a trajetória do veículo desde a sua criação, no final dos anos 1940. Compõem a mostra vídeos, fotos, painéis com a linha do tempo e informações sobre a Vespa, além de exemplares históricos cedidos por colecionadores. Já no sábado 26 de julho, a proposta do programa educativo Uma Tarde no Museu de julho, voltado às famílias e ao público em geral, é uma oficina de confecção de brinquedos com materiais não estruturados (madeiras, sucatas, metais, plásticos), inspirada na exposição “Vespa: um ícone italiano”. A oficina é gratuita e acontece às 14h30, oferecendo 25 vagas.

Museu Afro Brasil

A programação de Férias do Museu Afro Brasil tem como principal atividade, a Oficina “Brincar com Arte”, que acontece todos os finais de semana de julho (sábado e domingo) e a contação de histórias “Aos pés do Baobá”, no último sábado do mês.

Durante oficinas, de curta duração, os educadores conduzem vivências artísticas que têm como principal objetivo propiciar aos visitantes o contato com conceitos,  linguagens, técnicas e materiais diversos. Tudo isso num clima gostoso, de brincadeira e experimentação. Os visitantes deverão retirar senhas no dia da oficina no setor de acolhimento. No mínimo 5 e no máximo 20 participantes. Já a contação de história “Aos Pés do Baobá” proporciona aos visitantes um passeio pelo universo das narrativas africanas e afro-brasileiras.

Catavento

A programação de férias do Catavento Cultural e Educacional, museu de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, está diversificada e imperdível. São atividades para todos os gostos e idades.  Para quem gosta de dinossauros, não dá para perder a 2ª Mostra de Ciência 3D, que exibirá o filme Dinos Alive! Trata-se de uma produção norte-americana para cinemas IMAX 3D que leva a uma aventura global de ciência e descobrimentos. Dinos Alive! mostra desde os primeiros dinossauros do período Triássico até os “monstros” do Cretáceo; traz também descobrimentos recentes de novos fósseis, que apresentam evidência de que os descendentes de dinossauros estão entre nós.

O visitante também é convidado a fazer uma reflexão sobre a Química, ciência que estuda a matéria com o intuito de, a partir de suas propriedades, entender seu comportamento. Esta é a proposta da oficinaRoteiro dos Gases preparada pelo Catavento, e que tem por finalidade definir, descrever e demonstrar propriedades comuns a todos os gases, utilizando demonstrações que evidenciam que a Química está inserida em nosso dia a dia e em tudo que vemos e tocamos.

Na Oficina de Robótica o visitante, além de conhecer a sala “Se liga no Lego” e o “Palácio das Indústrias em Lego”, terá esta oportunidade, utilizando motores, peças e sensores. Com a orientação de monitores do Catavento, os participantes se sentirão verdadeiros projetistas e construtores de robôs. Todos trabalharão em equipes, uma excelente oportunidade para juntar a família e os amigos e embarcar nesse incrível desafio.

Paço das Artes 

O Paço das Artes abre no dia 7 de julho, às 19h, a exposição Um Cais para Nino: A imagem na imagem, individual do artista Nino Cais. A curadoria é de Tadeu Chiarelli e a entrada é gratuita.

Com aproximadamente 90 colagens e fotografias (autorretratos) –além de dois objetos/instalações–, a mostra será dividida em núcleos que fazem ressoar gêneros caros à pintura e à fotografia como retratos (individuais e coletivos), natureza morta, nus e paisagens.

Nas colagens que compõem a exposição, o artista realiza uma operação de desnudamento do caráter artificial das imagens retiradas de revistas/livros/catálogos, salientando a materialidade do suporte que as sustentam. Já nos autorretratos, Nino Cais mescla-se aos elementos, conservando sempre seu rosto coberto.

Museu de Arte Sacra

Prorrogada a exposição “Barro Paulista”, que ficará em cartaz até o dia 03/08. A mostra conta com cerca de 50 esculturas e tem como intenção reapresentar a arte colonial paulista do século XVII, a partir do acervo do MAS/SP, estudando e mostrando as imagens em terracota (ou barro cozido) feitas na Capitania de São Vicente, e depois na de São Paulo.

Durante o mês de julho, o Museu de Arte Sacra de São Paulo também oferece a programação especial de férias “O MAS na Copa do Mundo”, com diversas atividades para a família com entrada gratuita. Profissional ou de várzea, todo time de futebol no Brasil tem um santo padroeiro. Durante a Copa do Mundo, traga a família para desvendar esta relação brincando! Confira a programação:

Futebol de botão

Você sabia que o futebol de botão foi inventado no Brasil? Venha disputar uma partida entre Brasil e Croácia. Aproveite para descobrir o significado das camisas destas seleções que farão o jogo de abertura da Copa do Mundo na cidade de São Paulo.

Mini Pebolim

Que tal jogar uma partida entre São Paulo e Corinthians? Ou entre Ansan Hallelujah Football Club (Coréia do Sul) e Cruz Azul Hidalgo (México)? Saiba o que esses e outros times têm em comum a partir de uma curiosa partida de pebolim, o popular totó.

Bola no Gol

Prove sua coordenação motora e seja artilheiro da seleção brasileira!

Brincando em casa

Que tal já começar a brincar sem sair de casa? Baixe os desenhos paracolorir dos padroeiros de alguns times e seleções no link abaixo. Basta clicar no link, selecionar a opção “Acessar como visitante” e fazer o download dos arquivos.

Casa das Rosas

Atividade literária oferecida aos pais e diversão para os bebês, a Literatura de Berço acontece na quarta-feira, 23 de julho, às 14h. Nos encontros são apresentados poemas, contos e crônicas de autores renomados para mães e pais acompanhados de seus bebês, com idade entre 3 e 18 meses.

E no sábado, 26 de julho, a partir das 14h a Casa das Rosas inaugura a sua primeira festa julina. Ao som da sanfona, da viola e da embolada, o Arraiá Poético é aberto a todos que queiram participar desta festa, seja recitando um poema, seja dançando uma boa quadrilha, ou ainda se deliciando com as comidas típicas. As brincadeiras, recriadas pelo Núcleo Educativo, não ficarão de fora, e o correio elegante dará o tom casamenteiro.

Casa Guilherme de Almeida 

A Casa Guilherme de Almeida apresenta, até o dia 27 de julho, a exposição “Guilherme de Almeida e a Cultura Japonesa”. Serão apresentados objetos do acervo pessoal do poeta, jornalista e tradutor (1890 – 1969) que revelam a influência dessa cultura em sua vida. A partir de seu contato com o haicai, o poeta – que traduziu alguns poemas do célebre Matsuo Bashô –, propôs um modelo adaptativo dessa forma poética para nossa língua, que ganharia importantes seguidores. Nesta mostra estão em destaque objetos pessoais, livros, cartões postais e cardápios de navios da década de 1920, que traziam imigrantes japoneses para o Brasil.

Pinacoteca

A Pinacoteca do Estado de São Paulo preparou uma série de atividades exclusivas para crianças de 6 a 10 anos. Além dos passeios educativos, os visitantes mirins podem se divertir com a Educateca, uma caixa composta por atividades lúdicas como:

Olho vivo:jogo investigativo e super divertido em que a criança se torna um explorador e por meio de pistas precisa descobrir detalhes de obras presentes na exposição de arte brasileira Arte no Brasil: uma história na Pinacoteca de São Paulo. O jogo torna a visita ao museu mais interativa, estimula a criatividade e o raciocínio cognitivo. Indicado para crianças a partir de 6 anos.

Jogos da memória e dominó: cartões com reproduções de obras do acervo da Pinacoteca. Indicado para crianças a partir de 7 anos. Estimulam a memória, a percepção e o raciocínio. Todos os jogos são gratuitos e podem ser solicitados, mediante a disponibilidade e apresentação de documento com foto, aos educadores na entrada do museu.

Museu do Café 

O Museu do Café preparou uma programação com a tradicional contação de histórias do ator Alexandre Camilo que apresenta três contos no projeto Férias no Museu: “A Lenda do Café”, uma história de tradição oral sobre a descoberta da planta; “O Barão e o menino Benedito”, que retrata a fase áurea do café no Brasil; e “Uma Viagem na História”, conto que aborda a visita ao Museu do Café e a importância da preservação do patrimônio histórico.

O espetáculos, que têm cerca de 40 minutos de duração, acontecem nos dias 20 e 27 de junho, e 3 e 11 de julho, sempre às 14h, e são destinados a crianças de 4 a 10 anos de idade. Ao final das apresentações, os presentes serão convidados a participar de uma oficina de confecção de corações para a “Ação do Coração”, que será realizada no dia 2 de agosto. As inscrições para todas as atividades são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail: inscricao@museudocafe.org.br

Museu Índia Vanuíre

O Museu Índia Vanuíre realiza em Julho mais uma edição das “Oficinas de Férias”. As atividades têm início no dia 8 de julho. A programação é voltada para o público infantil, de 6 a 12 anos. Entre as atrações estão a confecção de um campo de futebol de botão com a utilização de placas de isopor, a criação do mascote do campeonato mundial de futebol, o tatu-bola, com garrafas PET e EVA, e também a elaboração de um colete de jogador de futebol com as cores da bandeira de Tupã, com tecido TNT.

Museu Casa de Portinari

O futebol, a grande paixão do brasileiro, será o tema da programação “Férias no Museu”, realizada pelo Museu Casa de Portinari. Além de uma oficina temática, destinada ao público infantil, uma exposição temporária sobre o assunto será exibida na esplanada da instituição localizada em Brodowski (SP).

Nos dias 4, 5, 11 e 12 de julho (sextas-feiras e sábados), das 9h às 12h e das 14h às 16h, o museu oferecerá a oficina “Futebol com Arte” durante as “Férias no Museu”. Na atividade, os pequenos confeccionarão, com materiais reciclados, o mascote do mundial no Brasil, o tatu-bola, e uma bola de futebol. Para participar, os pais devem realizar as inscrições das crianças com antecedência, no próprio local.

Os visitantes também poderão conferir a mostra “Futebol e Arte”. A montagem reforça a ligação de Portinari com Brodowski, por meio da análise da obra “Futebol”, pintada pelo artista brodowskiano em 1935. A proposta é de que os visitantes façam uma releitura obra, numa dinâmica de observação, interação e reflexão relacionada aos dias atuais.

Museu Felícia Leirner

Em clima verde e amarelo, o Museu Felícia Leirner e o Auditório Claudio Santoro, oferecerão uma exposição com a temática do futebol. A mostra “Futebol Também é Cultura” entra em cartaz na Casa de Cultura Professor Antônio Fernando Costella, em Campos do Jordão (SP).

A montagem apresentará os trabalhos desenvolvidos por crianças da comunidade local, resultantes de oficinas temáticas sobre o futebol, que abordaram a cultura e a diversidade da sociedade. A visitação pode ser feita de  de segunda a sexta, das 9h às 17h, a entrada é gratuita.

Biblioteca São Paulo

A programação de julho da Biblioteca de São Paulo tem atrações infantis imperdíveis para as crianças que estão de férias da escola. Os programas permanentes, como Pintando o 7, Brincando e Aprendendo e Hora do Conto, proporcionam momentos de diversão e brincadeira.

Sempre às quartas-feiras, o Pintando o 7 realiza atividades de desenho livre, pintura e artes plásticas direcionadas ao desenvolvimento artístico e intelectual dos participantes. Entre os temas explorados estão as férias letivas, releitura das telas da artista plástica japonesa Yayoi Kusama, conhecida pelos trabalhos compostos por pontos, e criação baseadas nas obras do artista plástico germano-suíço Paul Klee. A atividade é das 10 às 11 horas.

Também às quartas-feiras, sempre à tarde, é a vez do Brincando e Aprendendo, programa que reúne intervenções, jogos teatrais e brincadeiras educativas. Na programação de julho vão ser realizadas atividades como circuito de jogos de tabuleiro, futebol de botão, batalha naval, jogo de amarelinha, pula corda, bambolê, além de exploração do acervo de quadrinhos da BSP. O horário é às 15 horas.

Já a Hora do Conto apresenta aos pequenos o hábito da leitura de maneira lúdica, por meio da contação de histórias. Entre os textos representados, figuram autores como Monteiro Lobato, Josse Goffin, Vinicius de Moraes, Ricardo de Azevedo, entre outros. As intepretações são realizadas pela equipe da BSP e por artistas convidados como Kiara Terra, Rodrigo Libânio, Grupo Triii e Cia. Malas Portam. A atividade ocorre nas sextas, sábados e domingos em horários variados.

A BSP realiza também aos sábados e domingos o Bebelê, programa permanente de iniciação e estímulo à leitura para o público entre 6 meses e 3 anos.

As crianças podem participar também dos Jogos Sensoriais, com brincadeiras que estimulam as habilidades sensoriais e a memória de pessoas com ou sem deficiência. Sempre às terças-feiras.

Por fim, a BSP ainda promove o Domingo nos Parques, atividade de extensão no Parque da Juventude, que atrai centenas de pessoas, cujo objetivo é incentivar o hábito da leitura, além de criar um programa de mobilidade cultural. Sempre aos domingos, das 11h30 às 15h30, com atrações para toda a família.

[Fábrica Vila Nova Cachoeirinha]

Todos os domingos às 12h, o projeto “Vem Jogar RPG” tem o objetivo de levar o RPG como forma de cultura e educação à comunidade local, estimulando a leitura, pesquisa, conhecimentos gerais e o trabalho em equipe.  Nas quintas-feiras dias 17 e 24 de julho, às 14h30, a biblioteca da Fábrica Vila Nova Cachoeirinha traz uma “Oficina de Mosaico”, com a história do mosaico e as possibilidades desta técnica, reproduzindo famosas obras de arte.

Fábrica Capão Redondo

No dia 15 de julho, haverá a oficina: Customização de Pipas, na qual as crianças aprenderão a fazer bandeiras, letras e ainda rabiolas.

Na quarta-feira, dia 23 de julho haverá uma “Oficina de Dedoches”, com a criação e customização de personagens em formas de fantoches para os dedos. Os dedoches e histórias formarão um belo espetáculo teatral com os Fantoches de Dedos.

No dia 25, às 14h30 na oficina “Objetos de papelão”, os participantes irão inventar suas casas, carros e foguetes utilizando caixas de papelão, fita adesiva, tinta e muita imaginação.

Fábrica Jardim São Luis

Nos dias 16 e 23 de julho, às 10h, haverá a “Oficina de Stencil”, na qual de maneira alegre e descontraída, os participantes aprenderão a fazer Stencil, uma forma muito popular de grafite.

Nos dias 17 e 24 de julho, às 14h30 a “Oficina de Mosaico” ensina sobre a história do mosaico e as possibilidades desta técnica, reproduzindo famosas obras de arte.

No dia 22 de julho, às 14h30 a oficina “Objetos de papelão”, traz a criação de objetos, em que os participantes irão inventar suas casas, carros e foguetes utilizando caixas de papelão, fita adesiva, tinta e muita imaginação.

Fábricas Jaçanã e Brasilândia

No dia 8 de julho, às14h30, na Fábrica de Cultura Jaçanã, e no dia 9 na Fábrica de Cultura Brasilândia “a atriz e contadora de histórias Nilcéia Vicente utiliza a obra “Uni Duni Tê”, da autora brasileira Angela-Lago, para criar um jogo com o público, que será convidado a participar de uma verdadeira investigação. No dia 9 às 14h30 a fábrica ofecere o Sarau musicado, com cantorias, improvisos musicais e leitura de poemas.

No dia 24, às 14h30 Fábrica de Cultura Jaçanã e no dia 29 na Fábrica de Cultura Brasilândia haverá uma oficina de criação de objetos, em que  os participantes irão inventar suas casas, carros e foguetes utilizando caixas de papelão, fita adesiva, tinta e muita imaginação.