Retratos fotográficos surrealistas de personalidades brasileiras

Diversas técnicas do artista são apresentadas em primeira grande retrospectiva

Por: Redação
divulgação
Mostra apresenta universo surrealista do artista português, naturalizado brasileiro
Mostra apresenta universo surrealista do artista português, naturalizado brasileiro

Expoente do movimento surrealista português, Fernando Lemos recebe retrospectiva especial na Pinacoteca do Estado de São Paulo. A mostra “Lá e Cá”, que será inaugurada neste sábado, 24, apresenta cerca de 200 trabalhos, entre pinturas, gravuras, fotografias, desenhos e objetos criados pelo artista antre 1947 até os dias atuais.

Uma série inédita de retratos fotográficos de personalidades brasileiras com as quais Fernando Lemos conviveu, entre elas: Lourival Gomes Machado, Lygia Fagundes Telles, Hilda Hilst, Antunes Filho; criações para estampa de tecidos, tapeçaria, mural e cerâmica, ilustrações e projetos gráficos são os destaques da mostra, que conta ainda com documentos, alguns de seus poemas, e exibição de filmes que retratam a atuação de Fernando Lemos como artista plástico, fotógrafo e designer, bem como sua trajetória de intelectual em Portugal e no Brasil.

“Lá e Cá” faz referência ao título do livro de poesias do próprio artista, lançado em 1985 e que remete à ideia de um pé no Brasil e outro em Portugal. A curadoria de Vera H’orta propõe a difusão da obra de Fernando Lemos que, apesar de ter produzido a maioria de seus trabalhos no Brasil, é mais conhecido e reconhecido em Portugal. A mostra fica em cartaz até o dia 15 de novembro, com entrada a R$ 6.

Por Redação