Até dia 15: Bicentenários da América Latina

Até 15 de outubro, serão exibidos filmes que abordam a relação entre a Espanha e suas antigas colônias

divulgação
Produção espanhola se passa em Salvador

A relação entre a metrópole espanhola e suas colônias na América Latina é o tema da mostra de cinema “Bicentenários da América Latina: Séculos de convivência”, em cartaz no Instituto Cervantes até o dia 15 de outubro, com entrada Catraca Livre.

Coproduções realizadas por espanhóis e latinos, diretores latino-americanos que atuam na Espanha (e vice-versa), documentários cujos temas centrais são as relações econômicas e sociais, bem como as heranças coloniais espanholas na América do Sul são os temas dos filmes da mostra.

Em 1948, iniciou-se esta relação: neste ano, foi realizada a primeira produção financiada pela Espanha e pelo México, centrada em autores de língua espanhola.

A mostra traz alguns longas que abordem esta relação. Confira a programação completa:

dia 10

 Às 19h30

O milagre do Candeal (El milagro de Candeal, Espanha, 2004, 133′, direção: Fernando Trueba)
O encontro de Bebo Valdés, lendário pianista cubano de 85 anos – exilado em Estocolmo há 40 anos – com o músico baiano Mateus, em Salvador, é o tema do longa, que aborda a riqueza musical africana presente em Cuba e no Brasil. A favela Candeal – local onde existe um conservatório de música, um centro de saúde e um estúdio no qual artistas de todos os continentes vêm gravar – é o destino dos músicos.

http://www.youtube.com/watch?v=pkSgcboz4uk

dia 11

Às 19h30

Um urso vermelho (Un oso rojo, Argentina, 2002, 94′, direção: Adrián Caetano)
O ‘Urso’ sai da cadeia e tenta recuperar sua mulher e sua filha, que agora vivem com outro homem. A trama, então, apresenta a saga do ex-presidiário par reconquistar a confiança e o amor de sua família.

http://www.youtube.com/watch?v=YgVHxIQMENY

dia 13

Às 19h30

Otilia Rauda (Otilia Rauda, México, 2001, 110′, direção: Dana Rotberg)
Otilia é sedutora mulher. Apesar de seu corpo desajado, uma enorme marca em seu rosto fez com que sofresse humilhações por toda a vida. Ao casar, por obrigação do pai, com um homem que não ama, contrai uma doença venérea que a deixa estéril. A partir daí, a vingança passa a fazer parte de seu viver.

http://www.youtube.com/watch?v=Th6VNSwaWo4

dia 14

Às 19h30

Cachimba (Cachimba, Argentina/ Chile/ Espanha, 2005, 131′, direção: Silvio Caiozzi)
Marcos é um insignificante empregado de banco que descobre um suposto tesouro artístico – quadros de um pintor chileno desconhecido – e tenta, a todo custo, fazer com que tais obras sejam reconhecidas.

dia 15

Às 14h (Sessão de curtas-metragens)

Bregman, o seguinte (Bregman, el siguiente, Uruguai/ Espanha, 2004, 13′, direção: Federico Veroj)
Rafael Bregman está entrando na puberdade. Com acnes no rosto com muita timedez, prepara-se para entrar na vida adulta com um “ritual” no Bar Mitzvá. O curta apresenta esta fase de transição, muitas vezes conturbada, dos adolescentes.

A gangorra de Iván (El balancín de Iván, Espanha, 2003, 20′, direção: Dario Stegmayer)
Ana regressa à casa onde passou parte de sua infância durante a ditadura da Argentina, nos anos anos setenta. Ali recordará dos últimos momentos que passou junto a seus pais e a seu irmão Iván.

Presos no paraíso (Atrapados en el paraíso, Espanha, 2001, 58′, direção: Cecília Barriga)
Uma viajante que percorre a selva peruana em Iquitos se encontra com uma série de personagens que ficaram vivendo nela. Por alguma razão ela os sente como estranhos aventureiros que permanecem “presos no paraíso”. Walter Saxer é um dos que não partiu depois de ter produzido o filme Fitzcarraldo de Werner Herzog.

Às 15h

Exibição de todos os filmes, na sequencia, até às 20h.

Por Redação