Os clássicos do cinema italiano, em versão renovada. O Museu da Imagem e do Som promove, de 18 a 24 de novembro, a mostra de cinema "Ciclo de Clássicos Restaurados", apresentando doze produções, sendo que sete delas totalmente restauradas pelo Museu de Cinema de Turim.

Com entrada a R$ 6 (estudantes pagam meia-entrada), as exibições integram a "7ª Semana Pirelli de Cinema Italiano" e apresentam, ainda, cinco originais de filmes de Mario Monicelli, lendário cineasta europeu.

O Catraca Livre destacou três longas: "Os companheiros" (1963), de Monicelli, "A classe operária vai ao Paraíso" (1971), de Elio Petri e "Roma" (1972), de Frederico Fellini.

 Confira a programação completa:

No dia 20, às 16h10

Os companheiros (I compagni, Itália/França/Iugoslávia, 1963, 109', dir: Mario Monicelli)
Mario Monicceli dirigiu um clássico do cinema político italiano da década de 1960 que traz atuação destacada de Marcelo Mastroianni. A produção apresenta a história de Sinegaglia, um professor que ajuda a criar um sindicato em Turim para empregados de uma fábrica local.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=TDnJOJRtPjQ[/youtube]

No dia 21, às 21h

A classe operária vai ao Paraíso (La Classe operaia va in paradiso, Itália, 1971, 115', dir: Elio Petri)
O longa premiado com a Palma de Ouro no Festival de Cinema de Cannes de 1972, é considerado uma obra-prima do cinema italiano e destacado representante da linha de produções de cunho político da "Bota". Com roteiro assinado em conjunto por Petri e Ugo Pirro, foi o primeiro filme italiano a registrar o cotidiano de uma fábrica, fazendo uma crítica marcante ao sistema político capitalismo vigente.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=QB4rAvgViiQ[/youtube]

No dia 20, às 21h

Roma (Fellini Roma, Itália/França, 1972, 120', dir: Frederico Fellini)
Frederico Fellini retrata a Roma dos anos 30, fascista através de experiências autobiográficas. O longa mostra a capital italiana até a década de 70. Um clássico de Fellini, onde ele apresenta de maneira sublime personagens excêntricos, absolutamente "felinianos".

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=MYKBEqaEuXA[/youtube]

"Ciclo de Clássicos Restaurados"

18 Nov
a
24 Nov

  • diariamente de 18 (Sex) a 24/11 (Qui)
    • das 14:30 às 23:00


*R$ 6