Filmes e Debates na Semana do Povo Palestino

Matilha Cultural exibe série de filmes que abordam a história e os problemas enfrentados pelo povo palestino

"Como Hollywood Vilificou o Povo Árabe", um dos destaques da mostra

Movimentos sociais em todo o mundo têm se manisfestado em apoio aos protestos contra o muro que separa e divide os palestinos. Neste contexto, o mês de novembro é marcado por uma data especial: no  próximo dia 29 celebra-se o Dia Internacional de Solidariedade ao Povo Palestino.

Acompanhando as movimentações em torno da questão palestina, o Instituto de Cultura Árabe (ICArabe), em parceria com a Matilha Cultural, promove entre os dias 25 e 1º de dezembro a “Mostra de Filmes e Debates na Semana do Povo Palestino”, com entrada Catraca Livre.

Na programação, um ciclo de exibição de filmes  com a presença de diretores, que contextualizam a história da população e retrataram os problemas que a afligem. Na terça-feira, 29, o evento reúne para um debate importantes nomes dos movimentos sociais palestinos.

Você confere a programação completa da mostra no site da Matilha Cultural.

Abaixo, o Catraca Livre separou dois destaques do ciclo de cinema: os documentários “Como Hollywood Vilificou o Povo Árabe”, de 2006 e Budrus, de 2009.

Dia 26/11

Às 17h

Como Hollywood Vilificou o Povo Árabe (Reel Bad Arabs: How Holywood Vilifies a People, Estados Unidos, 2006, 50 min., Direção – Jeremy Earp e Sut Jhally)

Com uma uma extensa série de imagens o documentário mostra como o cinema de Hollywood, desde os seus primeiros filmes até os mais recentes sucessos de bilheteria, retratou os árabes de forma distorcida e preconceituosa: como beduínos bandidos, mulheres submissas ou ainda como terroristas armados.

Budrus

Dia 26/11

Às 20h30

Budrus (Budrus, Israel, 2009, 70 min., Direção – Júlia Bacha)

O premiado documentário dirigido pela brasileira Júlia Bacha narra a união entre israelenses e palestinos, em torno da resistência sem armas à cosntrução de um muro na fronteira de Israel com a Cisjordânia.

Dia 29/11

Às 19h30

Participação: Emir Sader (Professor da USP – Universidade de São Paulo e da Uerj – Universidade Estadual do Rio de Janeiro e secretário-geral do Clacso – Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales)

Convidados palestinos: Jamal Juma´ (coordenador do Movimento Internacional “Stop the Wall”) e Abla Saadat (ativista de direitos humanos) e Leila Khaled (União Nacional de Mulheres e Conselho Nacional Palestino)

LOCAL – Instituto Cervantes 

 

Por Redação