Mostra no MCB desvenda o cotidiano do presídio Carandiru

Mostra revela soluções encontradas pelos detentos para os obstáculos e para as condições de vida enfrentadas no cotidiano do presídio

Revelando soluções encontradas pelos detentos para os obstáculos e para as condições de vida enfrentadas no cotidiano do presídio Carandiru, o Museu da Casa Brasileira recebe a mostra “Casas do Brasil 2014 – Sobrevivências, uma exposição sobre vivências: Carandiru”. A exposição fica em cartaz de 10 de dezembro de 2014 a 10 de maio de 2015, sempre de terça a domingo, das 10h às 18h. Os ingressos custam até R$ 4, sendo que a entrada é Catraca Livre nos sábados, domingos e feriados.

A iconografia utilizada foi produzida entre 2001 e 2002, últimos anos de funcionamento da Casa de Detenção Professor Flamínio Fávero (Carandiru), antes de sua demolição. A equipe responsável coletou peças do cotidiano, que formam um recorte das ferramentas e utensílios improvisados pelos detentos: fornos, ferros, filtros e facas; que na mostra podem ser vistos fisicamente e em imagens. São apresentados objetos e arranjos interiores produzidos como “resistência cultural”, feitos criativamente em condição de extrema limitação.

A exposição é dividida em módulos temáticos: limpeza, comida, esporte, religião, celas, saúde, silêncio e solidão – capítulos que ganham vida por meio das palavras de Drauzio Varella (médico voluntário no presídio por 13 anos).

Vai no evento? Então, tire uma foto, publique no seu Facebook ou Instagram, e marque a hashtag #ViNoCatraca.

Confira um pouco da exposição na galeria abaixo: