Mostra projeta filmes do Quebec no CineSesc

Recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência não informados pelo próprio organizador do evento

Grátis

Que tal aproveitar a semana para curtir um cineminha canadense? Entre 20 e 26 de junho, o CineSesc exibe a mostra Projeta: Filmes do Quebec, em parceria com o Governo do Quebec e o Escritório do Quebec em São Paulo. Com ingressos por até R$ 12, a programação oferece ao público a chance de assistir a 15 filmes realizados por cineastas independentes dessa província no Canadá.

A curadora  Katia Adler, que também é diretora do Festival de Cinema Brasileiro de Paris, mesclou obras de profissionais consagrados, como Denys Arcand, Denis Villeneuve e Xavier Dolan, com produções novíssimas e inéditas no Brasil.

Entre os grandes sucessos estão o memorável “O Declínio do Império Americano” (1986), de Denys Arcand, que marcou uma geração e logo se tornou um clássico; “C.R.A.Z.Y. – Loucos por Amor” (2006), de Jean-Marc Vallée, sobre um jovem que tenta se descobrir; “Incêndios” (2010), de Denis Villeneuve, que já foi até adaptado pela atriz Marieta Severo para o teatro; e os filmes “Laurence Anyways” (2012) e “Mommy” (2014), de Xaxier Dolan.

Para quem quer descobrir novos universos, algumas produções inéditas no Brasil são “Pegadinhas” (2016), de Vincent Biron, que aborda aspectos agridoces de amizades que nascem na adolescência; “Cão de guarda”, de Sophie Dupuis, que fala sobre relações tóxicas; O jardineiro”, de Sébastien Chabot, sobre o Les Quatre Vents, o maior jardim do mundo; e “Tatuagens falsas”, de Pascal Plante, filme romântico com um casal pouco convencional.

Para os amantes de curtas-metragens, o brasileiro Daniel Schorr, que vive em Montreal há 20 anos, apresentará filmes de seus alunos do célebre John Abbott College. Ele também é responsável pela programação do Cine Clubinho nos dias de festival.

Confira aqui a programação completa da mostra.

  • Quer mais cineminha? Confira: