Mostra reúne corpos petrificados na tragédia de Pompeia

O Museu Itinerante leva ao Raposo Shopping a exposição “Pompeia e Seus Mistérios”, que relembra a tragédia que deixou milhares de pessoas petrificadas na Itália. Em cartaz até o dia 6 de agosto, a mostra está aberta para visitação de segunda à sábado, das 10h às 22h, e aos domingos e feriados, das 12h às 21h.

Os ingressos custam R$ 20 (inteira), com direito a meia-entrada para menores de 18 anos, estudantes, professores, funcionários escolares, idosos e PNE.

A mostra reúne 91 peças originais, que datam de 200 a.C. a 300 d.C., e 87 peças entre réplicas e cópias. A exposição recria ambientes cenográficos e leva o visitante a descobrir como era o cotidiano da população de Pompeia e Herculano.

Trata-se de um acervo particular de Maisur Musa, ainda inédito na América Latina. Os corpos são réplicas pois os originais não saem da Itália, até por serem extremamente sensíveis. Dentre os originais estão moedas, objetos, utensílios de medicina, joias, utensílios de batalhas e estatuetas.

História

A cidade italiana de Pompeia viveu uma tragédia no dia 24 de agosto de 79 d.C. A erupção do vulcão Vesúvio cobriu a cidade e o povoado vizinho, Herculano, com uma mistura de lama, pedras e cinzas, deixando tudo e todos petrificados, até que em 1748 iniciaram as primeiras escavações arqueológicas. Estima-se que entre 10 mil e 25 mil pessoas tenham morrido após a catástrofe natural.

Pompeia é considerada um dos sítios arqueológicos mais completos e impressionantes de toda a história humana. Reconhecida pela UNESCO como “Patrimônio da Humanidade”, a cidade se mantém como um dos locais mais visitados de toda a Itália.