Mostra Silvio Tendler no Sesc Santana

Filmes têm como foco personalidades políticas e a história do Brasil

Diretor participa de bate-papo com o público no último dia da mostra
Diretor participa de bate-papo com o público no último dia da mostra

No mês de novembro o Sesc Santana promove a “Mostra Silvio Tendler”, que apresenta a produção recente do documentarista carioca, um dos mais premiados do Brasil.

Com mais de 40 títulos em sua trajetória – entre curtas, médias e longas-metragens – Silvio Tendler é reconhecido por propor em seus trabalhos reflexões sobre a história do Brasil, por meio de personalidades políticas. São dele os premiados “Os anos JK, uma Trajetória Política” (1980), “Jango” (1984) e “Glauber, o Filme – Labirinto do Brasil” (2003).

Com entrada Catraca Livre, a mostra tem exibições às terças-feiras, a partir das 20h.

Confira abaixo os detalhes da programação:

 Dia 8

Às 20h

Encontro com Milton Santos (Brasil, 2006, 89 min – Direção – Sílvio Tendler. Classificação – 14 anos)

O filme Encontro com Milton Santos ou o Mundo Global Visto do Lado de Cá apresenta a última entrevista do geógrafo Milton Santos, na qual ele traça um painel das desigualdades entre o norte rico e o mundo do sul saqueado, apresentando alternativas e um prognóstico otimista sobre o futuro da humanidade.

Dia 22

Às 20h

Utopia e Barbárie  (Brasil, 2010, 120 min – Direção – Sílvio Tendler. Classificação – 14 anos)

O documentário retrata e interpreta o mundo pós Segunda Guerra Mundial e suas transformações; as utopias que nele foram criadas e as barbáries que o pontuaram. Descreve o desmonte das utopias da geração sonhadora de 1968 e analisa a criação de novas utopias neste mundo globalizado.

Dia 29/11 

Às 20h

O Veneno Está na Mesa (Brasil, 2011, 50 min – Direção Sílvio Tendler. Classificação – 14 anos)

O filme propõe a reflexão sobre como estamos nos alimentando mal e perigosamente, por conta de um modelo agrário baseado no agronegócio. O Brasil é o país que mais consome agrotóxicos no mundo. Muitos desses herbicidas, fungicidas e pesticidas estão proibidos em quase todo mundo pelo risco que representam à saúde pública. Quem lucra com seu uso são apenas as transnacionais, responsáveis por sua fabricação.

http://www.youtube.com/watch?v=T7RaAa5PjsY

Às 21h

Bate-papo com o Diretor


Sílvio Tendler fala sobre sua carreira, a concepção e produção dos seus filmes, a escolha dos temas documentados e responde dúvidas do público.

Por Redação