A história dos regimes autoritários na América Latina é o pano de fundo da mostra especial “Voltas da infância” que o Sesc Santana promove durante o mês de outubro, com entrada Catraca Livre.

A seleção de filmes, premiados internacionalmente, apresenta histórias que retratam o amadurecimento de personagens infantis diante de dramas intensos, a partir de contradições do cotidiano sob à sombra das ditaduras.

Nesta terça-feira, 18, a mostra exibe o longa-metragem francês "Stella", dirigido por Sylvie Verheyde.

Confira abaixo os detalhes da programação:

Às 20h

O ano em que meus pais saíram de férias (Brasil. 2006, 110', direção: Cao Hamburger, 10 anos)

Mauro é um garoto mineiro de 12 anos, que adora futebol e jogo de botão. Um dia sua vida muda completamente, já que seus pais saem de férias de forma inesperada. Na verdade eles foram obrigados a fugir da perseguição da ditadura militar.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=PM2t2UT8MgE[/youtube]

Às 20h

Machuca (Machuca. Chile/Espanha, 2004, 120',  direção: Andrés Wood, 12 anos)

Gonzalo Infante é um garoto que estuda no mais conceituado de Santiago. O padre McEnroe, diretor do colégio, inspirado no governo de Salvador Allende decide implementar uma política que faça com que alunos pobres também estudem no Saint Patrick. Um deles é Pedro que, com quem Gonzalo terá uma grande amizade, apesar do abismo de classe existente entre eles.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=qr2G7TiaWLw&feature=fvst[/youtube]

Às 20h

Stella (Stella, França, 2008, 103', direção: Sylvie Verheyde, 14 anos)

Stella é uma garota argentina de 11 anos de idade que acaba de iniciar um novo curso numa escola de Paris, onde passa a sofrer humilhações dos professores e amigos por causa de sua origem. Graças a sua única amiga, também filha de intelectuais argentinos exilados, a garota vislumbra um mundo que não conhece.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=QBcna0yeb1A[/youtube]

Às 20h

A culpa é do Fidel (La Faut à Fidel. Itália/França, 2006, 99', direção: Julie Gavras, 14 anos).

Anna de la Mesa tem 9 anos, mora em Paris e leva uma vida regrada e tranquila, dividida entre a escola católica e o entorno familiar. A prisão e morte do seu tio espanhol, um comunista convicto, balança a família. Ao voltar de uma viagem ao Chile, logo após a eleição de Salvador Allende, os pais de Anna estão diferentes e a vida familiar muda por completo.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=CTcVX4lcnIQ&feature=fvst[/youtube]

Mostra Voltas da Infância

04 Out
a
18 Out

  • de 4 a 25/10
    • Terças às 20:00

Sesc Santana
Avenida Luiz Dumont Villares, 579 Jardim São Paulo(Zona Norte) - Norte São Paulo - SP (11) 2971-8700
Catraca Livre