Alvo de todas as injúrias, xingamentos e ofensas, este é, sem dúvida, o mais polêmico personagem dentro e fora das quatro linhas. O dono da razão, o manda-chuva do certame, a personificação do bem e do mal, ora está no céu, ora no inferno: o árbitro é tema da exposição "Será que foi, seu juiz?" em cartaz no Museu do Futebol até 7 de abril, com entrada a seis reais.

Créditos:

Exposiçaõ convida o público a viver experiências que mostram como a mente humana pode ser influenciada por interferências externas.

O acervo usará dos campos da ciência, história e do futebol para destacar toda a complexidade da atuação do árbitro e também de seus auxiliares. Ao mesmo tempo lúdica e didática, Será que foi, seu juiz? convida o público a viver experiências que mostram como a mente humana pode ser influenciada por interferências externas.

Ali também estão os vídeos com polêmicas históricas de arbitragem, uma linha do tempo contando detalhes de como a atuação do juiz foi ganhando espaço desde que ele entrou oficialmente em campo, em 1891, na Inglaterra, e até mesmo a chance de testar o jogo usado pela Fifa para treinar árbitros em todo o mundo.

Polêmicas

Na área central da mostra, um cubo suspenso alterna efeitos gráficos com imagens em vídeo de dez jogos em que a atuação do juiz e de seus auxiliares virou uma questão nacional ou internacional.

O material editado pelo documentarista e videomaker Carlos Nader conta com cenas históricas como um jogo entre Santos e Palmeiras, em 1983, no qual o juiz José de Assis Aragão fez um gol (a bola ia para a fora, bateu nele e entrou).

Outro histórico episódio é a final do Campeonato Paulista de 1973, quando o árbitro Armando Marques errou a contagem dos pênaltis, declarando o Santos campeão antes da hora - ainda faltava uma cobrança para a Portuguesa, que depois acabou dividindo o título com o Peixe.

Já na linha do tempo, que mistura a história do juiz e do futebol, há muitas curiosidades como o esquema tático do árbitro (a corrida em diagonal, feita para ver melhor o caminho da bola, é um deles) ou detalhes sobre os uniformes dos umpires, os antepassados dos atuais juízes, que se vestiam com casaca negra, cartola e polaina.

Será que foi, seu juiz?

06 Nov
a
07 Abr

  • de 06/11 a 07/04
    • Terças, Quartas, Quintas, Sextas, Sábados e Domingos das 09:00 às 18:00

Museu do Futebol
Praça Charles Miller, s/n - Estádio do Pacaembu Pacaembu - Centro São Paulo - SP (11) 3664-3848
R$ 6 e R$ 3 (meia-entrada).