Os Satyros apresenta ” Vestido de Noiva”, de Nelson Rodrigues

A Cia de teatro Os Satyros reapresenta um de seus grandes sucessos de 2007: a montagem “Vestido de Noiva”. Como parte das comemorações dos 100 anos de nascimento de Nelson Rodrigues, o espetáculo, que acontece no Teatro Cacilda Becker, entre os dias 16 e 19, tem entrada Catraca Livre.

Inspirada no universo onírico de David Lynch e na estética do cinema mudo, a leitura da companhia para o texto clássico de Nelson Rodrigues provoca um mergulho lisérgico e perturbador na mente da protagonista Alaíde, vivida pela atriz Cléo de Páris.

divulgação
Na peça, Alaíde, que está em coma, transita entre três estados de consciência: o plano da memória, o plano da alucinação e o plano da realidade
Na peça, Alaíde, que está em coma, transita entre três estados de consciência: o plano da memória, o plano da alucinação e o plano da realidade

A releitura pretende romper com os planos estabelecidos no texto clássico (alucinação, memória e realidade), unindo-os na mente de Alaíde.

As cenas acontecem em um fluxo desordenado e fragmentado de consciência, em que sentimentos, alucinações e sensações se misturam, quebrando qualquer tipo de consistência lógica. Para isso, são usadas projeções de vídeo e outros recursos multimídia.

A trilha sonora conta com temas contemporâneos, o que permite a transposição do universo retratado para outros ambientes.

Com a nova releitura do clássico, Os Satyros pretende atualizar e modernizar a montagem apresentada em 2007, sem perder o diálogo com a adaptação original feita pelo diretor polonês Zbigniew Ziembinski em 1943, precursora do teatro brasileiro moderno.

Por Redação