Crédito: Ogilsilva

Créditos: divulgação

Edi Rock se apresenta na Praça Victor Civita no dia 24 de novembro

Em homenagem ao dia da consciência negra, o Sesc Pinheiros apresenta o projeto "Berço de Todos Os Cantos" entre os dias 2 de novembro e 16 de dezembro, com entrada Catraca Livre.

A programação reúne oficinas, saraus, contação de histórias, shows, artes visuais, literatura e infantil, dedicados a temas africanos e afro-brasileiros.

Entre os destaques das atividades está o show de Edi Rock, Desafio dos Mc´s Max B.O e Lenda ZN e Samba de Roda e Capoeira com Dalua e Mestre Mourão.

 

 

 

Edi Rock 

Dia 24 de novembro

Às 17h

Local: Praça Victor Civita

Edi Rock apresenta músicas inéditas de seu novo trabalho ‘Contra Nós Ninguém Será’ e alguns hits que tornaram o Racionais Mc´s, a maior banda de rap brasileiro, da qual é integrante.

Samba de Roda e Capoeira com Dalua e Mestre Mourão 

Dia 20 de novembro

Às 16h

Local: Praça do Sesc Pinheiros

Dalua é músico há vinte anos e capoeirista há trinta, ao lado do exímio cantador mestre da capoeira, Maurão, apresentam um show em que resgatam e renovam sem desfigurar, o gênero samba de roda e a capoeira. O show foi baseado em seu cd intitulado O Samba de Roda de Dalua e Mestre Maurão. O álbum, originalmente duplo, traz em um dos lados um samba de roda psicodélico, aberto a outras percepções sonoras e ainda assim fiel às marcas da tradição. O segundo lado é dedicado às raízes do samba de roda.

Dicionário Banto - Desafio dos Mc´s Max B.O e Lenda ZN

Dia 30 de novembro

Às 20h30

Local: Sala de Leitura

Os Mc’s Max B.O. e Lenda ZN são os protagonistas da atividade que propõe um desafio poético entre os dois artistas. Tendo como tema verbetes do livro Novo Dicionário Banto do Brasil, escrito por Nei Lopes, os Mc’s improvisarão livremente sobre o verbete escolhido.

Leitura Negra no Brasil: Um Olhar de Dentro

Dia 30 de novembro

Às 19h30

Local: Sala de Leitura

Nei Lopes ministra a palestra Literatura Negra no Brasil: um olhar de dentro onde apresenta um panorama da literatura negra no Brasil, falando dos principais escritores e suas obras mais significativas. Nei é sambista e grande parceiro de Wilson das Neves; é considerado um grande escritor brasileiro tendo como principais obras O negro no Rio de Janeiro e sua tradição musical; partido-alto, samba de bamba; Enciclopédia brasileira de diáspora Africana e Novo Dicionário Banto do Brasil.

O Brasil é um Quilombo com Gaspar e Convidados (Sarau)

Dia 23 de novembro

Às 19h30

Local: Sala de Leitura

Por meio de uma roda de conversa e improvisação, Gaspar, acompanhado de Zinho Trindade, Sérgio Vas, Dj Tano, João Nascimento e Dinho Nascimento, apresenta um Sarau Rapsicordélico. Gaspar, é musico e poeta do grupo Z´África Brasil e desenvolve há 15 anos atividades na Zona Sul de São Paulo para das manifestações culturais populares e realiza pesquisas no universo do Rap, ritmo e poesia, e do canto falado.

África Yià (África Mãe) - Contação de Histórias

Dias: 02, 15, 20 de novembro

Às 19h30

Local: Sala de Leitura

A Cia. De Mala e Cuia apresenta a contação de histórias África Yià, baseada em fábulas africanas e tradicionais brasileiras de origem africana. O grupo apresenta contos com sabor de dendê, som de tambor e xequerê. Trazem na mala histórias de além-mar, como a da esperta Anansi, de sábios do Egito e das Arábias, de Angola, do Brasil e de muitas outras áfricas. Contos de várias matrizes, com todo o imaginário africano que tanto contribuiu e ainda contribui para a formação da cultura brasileira.

Magia Negra e Pintura Mural Zumbi

Dias: 20 de novembro à 31 de março.

Terça a sexta, das 12h às 21h30

Sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h

Local: 3º andar (Ala Paes Leme) e Muro do INSS (Rua Paes Leme, 79)

Em uma pesquisa sobre a própria identidade, Tiago Gualberto percorre, por meio de gravuras, pinturas e objetos, a memória do negro e os processos de miscigenação experimentados em nosso país. Desta forma questões como a negritude, sistemas de identificação racial e identitários e a própria ideia de raças humanas constituem desafios para a compreensão do que é ser negro.

Acessórios Afro-Brasileiros 

Dias: 10, 11, 24 e 25 de novembro

Às 10h30

Local: Sala de Oficinas – 3º andar

A Oficina ministrada por Roseli Coelho apresenta a riqueza da cultura afro-brasileira por meio de seu artesanato, criando peças como colares, pulseiras e brincos.

Berço de Todos Os Cantos

02 Nov
a
16 Dez

  • diariamente de 02/11 (Sex) a 16/12 (Dom)
    • das 12:00 às 21:30

Sesc Pinheiros
Rua Paes Leme, 195 Pinheiros - Oeste São Paulo - SP (11) 3095-9400
Estação Faria Lima (Metrô - Linha 4 Amarela)
Catraca Livre