divulgação

Créditos:

Carnaval de 1963 do Salgueiro apresentou o samba-enredo "Chica da Silva"

O negro no Brasil foi tema de diversos sambas enredo no carnaval carioca de outrora. Desde que o Salgueiro, no final dos anos 50, passou a valorizar e destacar a temática afro em seus enredos - e logo a Unidos da Tijuca segui essa linha -, clássicos como "Chico Rei" e "Chica da Silva", para citar dois exemplos representativos, foram levados à avenida, revolucionando os desfiles de Escolas de Samba.

Em 1976, um álbum com os principais sambas enredo "negros" foi gravado: "História do Brasil através dos Sambas de Enredo: O Negro no Brasil" apresenta grandes sambas, com interpretação de nomes de destaque e um time de peso no ritmo e na harmonia.

Aproveitando o ensejo das comemorações do Mês da Consciência Negra e reproduzindo o repertório deste emblemático disco, a Galeria Olido promove a série "Quarta Samba Enredo", com apresentações de um conjunto regional, sempre às 19h, com entrada Catraca Livre.

Com direção musical de Paulo Serau (violão) e Wesley Ferreira (violão de 7 cordas), o conjunto, capitaneado por Tuco Pellegrino (voz), traz ainda Paulo Mathias (cavaco e voz), Alfredo Castro, Marcio Sorriso e Pedro Pita (percussão).

Os sambistas também renderão tributo a Paulo da Portela, "o professor", destacado sambista e fundador da escola de Oswaldo Cruz.

Confira o samba-enredo "Negro na Senzala", da Unidos da Tijuca (1958):

"Quarta Samba Enredo"

02 Nov
a
30 Nov

  • de 2 a 30/11
    • Quartas às 19:00

Galeria Olido
Avenida São João, 473 - do térreo ao 2º andar Centro - Centro São Paulo - SP (11) 3331-8399 | 3397-0171
Estação República (Metrô - Linha 3 Vermelha e Linha 4 Amarela)
Catraca Livre