Na terça, 28, começa o "Eternal Tour", festival internacional que teve início em Genebra, na Suíça, em 2003. O evento, que aqui em São Paulo acontece no Sesc Consolação até 6 de setembro, reúne mostras, shows, palestras, performances, intervenção e passeios urbanos. E o melhor, a entrada é Catraca Livre.

A etapa paulistana encerra a itinerância do Festival, que passou pela Itália, Suíça, Israel e Estados Unidos. A iniciativa conta com mais de 20 projetos realizados por mais de 40 artistas brasileiros e estrangeiros.

O tema desta edição é o "Cosmopolitismo do século XXI", que transita por assuntos como antropofagia, escravatura, modernismo e racismo.

Um dos destaques do projeto é a mostra "Na Borda", com nove coletivos urbanos da cidade de São Paulo, que traz para o ambiente expositivo uma síntese de suas intervenções na cidade ao longo de três meses.

A palestra "Lixo Eletrônico: As Coisas Após Sua Vida Útil", realizada dia 31, às 20h, mostra a importância de a população refletir sobre o chamado "e-lixo", que nasce do constante aperfeiçoamento dos equipamentos eletrônicos, que geram a proliferação do material obsoleto com efeitos impensáveis sobre o meio ambiente e a própria população.

Todos os dias do Festival, a partir das 18h, o público pode acompanhar o "Percatempo", um carrinho catalisador, que é empurrado pelo centro da cidade de São Paulo. O veículo torna-se um objeto de apropriações e variações cotidianas ao sabor das coletas dos materiais.

Outras atrações e atividades podem ser conferidas no site do SESC Consolação ou no site do evento.

Abaixo, veja uma amostra do Festival:

Eternal Tour

28 Ago
a
06 Set

  • de 28/08 a 06/09
    • Segundas, Terças, Quartas, Quintas e Sextas das 07:00 às 22:00
    • Sábados das 10:00 às 19:00

Sesc Consolação
Rua Doutor Vila Nova, 245 Vila Buarque - Centro São Paulo - SP (11) 3234-3000
Catraca Livre