“Ser(tão) Brasileiro” apresenta a música brasileira de raiz no CCBB

Viola, sanfona e canto religioso em destaque nos espetáculos

A viola, a sanfona e o canto religioso fazem parte da rica tradição musical brasileira, podendo ser considerado alicerces da nossa cultura popular.

A série de espetáculos “Ser(Tão) Brasileiro”, promovida pelo Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), traz, durante o mês de janeiro, apresentações que retratam este panorama musical de nosso país.

A série acontece às terças, de 10 de janeiro a 14 de fevereiro, trazendo os seguintes shows: “Caipiras & Caiçaras”, com Viola Quebrada e Fandangueiros do Paraná; “A Folia e a Cantoria”, com Chico Lobo e Xangai; “Toques & Cantos de Louvor”, com Titane e Túlio Mourão; “A Nova Sanfona”, com Toninho Ferragutti e Adelson Viana

São duas apresentações por dias, às 13h e às 19h30, com entrada de R$ 3 a R$ 6.

Caipiras & Caiçaras

Dia 10 de janeiro, às 13h e às 19h30

“Caipiras & Caiçaras”: Viola Quebrada e Fandangueiros do Paraná
As diversas referências musicais –  música erudita, rock, jazz e MPB – dos integrantes do grupo Viola Quebrada criam um caldeirão sonoro cujo norte é a música nativa, regional. Já os Fandangueiros do Paraná são irmãos caiçaras que praticam o ritmo regional típico daquela região, que também se vale das melodias da viola.

A Folia e a Cantoria

Dia 17 de janeiro, às 13h e às 19h30

“A Folia e a Cantoria”: Chico Lobo & Xangai
O encontro da nova geração – Chico Lobo – com a velha guarda – Xangai – da viola brasileira marca o espetáculo “A Folia e a Cantoria”. O primeiro é solista virtuose e vem das Minas Gerais, enquanto o segundo, outrora ex-vaqueiro, hoje músico é consagrado, tendo já, inclusive, atuado em palcos estrangeiros, ocasiões em que pôde levar a arte musical brasileira ao espectadores europeus.

Toques & Cantos de Louvor

Dia 24 de janeiro, às 13h e às 19h30

“Toques & Cantos de Louvor”: Titane e Túlio Mourão

Titane vale-se da música experimental em sua trajetória artística. Um trabalho destacado é feito em parceria com o pianista Túlio Mourão, mineiro de Divinópolis que já atou com importantes nomes da MPB, passeando por congada, rock, jazz e barroco mineiro. ao jazz, do rock à mandinga, da MPB ao barroco mineiro. Juntos, apresentam o tema da religiosidade presente na cultura mineira.

A Nova Sanfona

Dia 31 de janeiro, às 13h e às 19h30

“A Nova Sanfona”: Toninho Ferragutti e Adelson Viana
O acordeonista e compositor Toninho Ferragutti é considerado um expoente da nova geração de acordeonistas do Brasil. O músico, que já atuou como solista das Orquestras Jazz Sinfônica e Petrobras Pró-música, sobe ao palco do Teatro ao lado de Adelson Vianna, com sua sanfona nordetina. É o encontro do Sul e do Norte através da música brasileira.

Janela Urbana pra Roça

Dia 7 de fevereiro, às 13h e às 19h30

“Janela Urbana”: Cida Moreira e Passoca
Passoca traz influências de Renato Teixeira e Almir Sater e, depois de trocar a bateria e o violão pela viola, firmou-se como um dos expoentes d0 instrumento no Brasil. Cida Moreira já interpretou grandes compositores da MPB e forma o dueto com Passoca nesta apresentação.

http://www.youtube.com/watch?v=-Smcm819xYo

O Erudito e a Raiz

Dia 14, às 13h e às 19h30

“O Erudito e a Raiz”: Roberto Correa e Badia Medeiros
O  violeiro mineiro Roberto Correa traz o misto de erudito com popular em seu repertório para viola. Badia Medeiros, também mineiro, traz os ritmos da cultura popular de seu estado para o palco.

http://www.youtube.com/watch?v=zF8NLJOpVq8

Por Redação