O Choro, popularmente conhecido como chorinho, pode ser considerado a primeira música urbana tipicamente brasileira. Os primeiros conjuntos de choro surgiram por volta de 1880, no Rio de Janeiro – na época, capital do Brasil – nascidos nas biroscas do bairro Cidade Nova e nos quintais dos subúrbios cariocas.

Mais de 130 anos depois, o choro ainda persiste nos grandes centros urbanos do Brasil e encanta antigas e novas gerações de músicos, como as que se apresentam na série Música na Convivência – Especial Choro, que o Sesc Consolação realiza aos sábados, durante o mês de novembro.

Confira a programação completa. Todo sábado, sempre às 15h

Mistura e Manda

O Conjunto de Choro Mistura e Manda, idealizado por Vagner Oliveira em novembro de 2006 surgiu como uma idéia de se formar um Regional de Choro que resgatasse a sonoridade dos grandes músicos das décadas de 1910 a 1970, como Pixinguinha, Os Oito Batutas, Jacob do Bandolim, Ernesto Nazareth, os tradicionalíssimos Regionais de Benedito Lacerda e Canhoto, dentre tantos outros.

Choro em Linha de Passe

Grupo tradicional de choro, com repertório de músicas brasileiras, vindo das tradicionais polcas, choros, maxixes e valsas e se estendendo ao samba, forró, frevo e bossa nova.

Chorando por aí

O projeto “Chorando por aí!” nasceu há mais de 10 anos, dentro do curso de ”Prática de conjunto de Choro” da ULM (Universidade Livre de Música), quando as professoras Ana Claudia César, Rosana Bergamasco e Valquíria Rosa tiveram a ideia de enriquecer as apresentações com histórias das músicas e, assim, instigar a curiosidade dos espectadores.

O repertório começa pela “Polca” (música européia), passa pelo “Maxixe, explora ao máximo o “Choro” e chega até o “Samba”, permitindo ao ouvinte perceber continuidades e diferenças entre os gêneros.

Choro Moço

O grupo Choro Moço nasceu em 2008 inicialmente para interpretar o riquíssimo repertório existente de compositores como Chiquinha Gonzaga, Ernesto Nazareth, Pixinguinha, Radamés Gnattali, Jacob do Bandolim, Waldir Azevedo, Tom Jobim, Guinga e outros. Ao longo do tempo, o grupo também passou a tocar músicas inéditas, sendo algumas delas de seus integrantes.

 

Especial Choro

05 Nov
a
26 Nov

  • de 5 a 26/11
    • Sábados às 15:00

Sesc Consolação
Rua Doutor Vila Nova, 245 Vila Buarque - Centro São Paulo - SP (11) 3234-3000
Catraca Livre