Sesc Santana promove mostra de cinema uruguaio

"Uruguai em Foco" reúne quatro longas produzidas nos últimos 10 anos

divulgação
O Banheiro do Papa (2007) é um dos destaque da mostra
O Banheiro do Papa (2007) é um dos destaque da mostra

Um dos principais eixos cinematográficos da América Latina, o Uruguai ganhou posição de destaque em sua transição estética dos últimos dez anos.

Para colocar o público paulista em contato com a Sétima Arte produzida no país, o Sesc Santana promove a mostra “Uruguai em Foco”, em cartaz durante as terças-feiras do mês de agosto, sempre às 20h, com entrada Catraca Livre.

Entre os quatro títulos que integram a exposição, estão “Whisky” de Juan Pablo Rebella e Pablo Stoll, e “Gigante” de Adrián Biniez.

Confira trailers e sinopses de dois filmes que fazem parte da programação da mostra.

O Banheiro do Papa

Dia 14, às 20h

O Banheiro do Papa (El Baño del Papa, Uruguai/Brasil, 2007, 98′, dir.: César Carlone)

O filme se passa em 1988, ano em que o Papa João Paulo II visitara a cidade de Melo, no Uruguai. Neta ocasião, 50 mil pessoas são esperadas para reverenciarem o pontífice. Na investida da fé, os habitantes mais humildes acreditam que se venderem comidas e bebidas para aquele público, poderão ficar ricos. Quem vai contra a corrente é Beto, que constrói um banheiro em frente à sua casa.

Hiroshima – Um Musical Silencioso

Dia 28, às 20h

Hiroshima – Um Musical Silencioso (Hiroshima, Uruguai, 2009, 80′, dir.: Pablo Stoll)

O filme não possui diálogos, e apresenta a saga de Juan, um jovem instrospectivo que transita em emoções distintas entre o cargo de atendente em uma padaria, e assumir o vocal de sua banda.

Por Redação