divulgação

Créditos: divulgação

"A Paixão Segundo Nelson", uma colagem de textos de Nelson Rodrigues criada por Zeca Baleiro terá primeira leitura no MASP

O que Zeca Baleiro e Nelson Rodrigues têm em comum? Quem ficou curioso pode descobrir a resposta no Grande Auditório do Masp, na segunda, 19, às 19h30. Lá, o público poderá conhecer "A Paixão Segundo Nelson", uma colagem de textos de Nelson Rodrigues criada por Zeca Baleiro. A leitura dramática tem entrada Catraca Livre.

Esta é a primeira leitura de "A Paixão Segundo Nelson", que tem estreia prevista para meados de 2013, com direção de Débora Dubois. Baleiro trabalhou com textos extraídos de vários livros de Nelson Rodrigues, entre eles "A Vida Como Ela É", "Myrna - Não se Pode Amar e Ser Feliz ao Mesmo Tempo", "À Sombra das Chuteiras Imortais", "A Cabra Vadia" e "O Reacionário - Memórias e Confissões". O texto ainda está em fase de construção e a leitura servirá também para enriquecer este processo de acabamento final, antes da montagem.

A peça mistura os textos melodramáticos, a filosofia de botequim, as frases emblemáticas, os aforismos provocadores e, às vezes, cínicos do autor. “Até mesmo as memórias de sua vida sofrida estão lá, diluídas entre as histórias de cada personagem”, comenta Baleiro.

"A Paixão Segundo Nelson" se passa em torno do ambiente de uma rádio fictícia, "A Voz do Rio", em que os dramas suburbanos de Nelson são vividos entre programas esportivos, de conselhos sentimentais, musicais e radionovelas. Tudo acontece nos anos 1950, era de ouro do rádio brasileiro. Músicas de cantores do rádio e jingles de produtos da época, todos igualmente fictícios, compostos originalmente por Zeca Baleiro, completam o cenário dramático - e cômico - do espetáculo.

A leitura do texto faz parte do projeto "Letras em Cena", promovido pelo Masp para a leitura de peças teatrais, contos, poesias e cartas.

 

A Paixão Segundo Nelson - Texto de Zeca Baleiro

19 Nov
MASP - Museu de Arte de São Paulo
Avenida Paulista, 1578 Bela Vista - Centro São Paulo - SP (11) 3149-5959
Estação Trianon-Masp (Metrô - Linha 2 Verde)
Catraca Livre