Já imaginou adentrar o universo de Tim Burton, um dos cineastas mais criativos e inovadores da sétima arte? Pare de imaginar e prepare-se para tornar esse sonho realidade. O MIS  (Museu da Imagem e do Som) abriu as portas para o público da megaexposição dedicada à obra de Burton, que fica em cartaz até 15 de maio. Os ingressos custam até R$ 40.

Para aqueles que não se importam em pegar uma filinha básica e continuar com o bolso leve leve, "O Mundo de Tim Burton" tem entrada Catraca Livre todas às terças-feiras, com retirada de senha no local. Outra dica de serviço é que, excepcionalmente aos domingos, é possível comprar ingresso diretamente na bilheteria.

divulgacão/site oficial MoMA

Créditos: divulgacão/site oficial MoMA

Tim Burton veio ao Brasil para conferir de perto a exposição em sua homenagem, em cartaz no MIS até 15 de maio

O Catraca Livre conversou com o cineasta e perguntou o que ele acha sobre o ingresso gratuito um dia por semana. A resposta não poderia ser mais linda.

"Eu acho incrível! Não cresci em um lugar que me desse essas oportunidades. Acredito que até os meus 20 anos eu não tenha ido a um museu. Por isso, valorizo muito essa iniciativa de tornar a exposição acessível ao maior número possível de pessoas. Os elogios mais marcantes que recebo são de crianças que, ao olhar meu trabalho, pensam 'se ele pode fazer, eu também posso'. São elas que me inspiram também. Então, eu acho ótimo que o acesso seja para todos. Isso é muito bonito."

ondemand_video Vídeos do Catraca

Burton também contou em coletiva realizada na abertura da exposição que sua cidade natal, Burbank (nos arredores de Los Angeles, EUA), era um tanto sinistra, bizarra, além de não ter nada voltado para lazer ou entretenimento. Suas ideias nasceram desse ambiente. "Quando criança, nunca tive esse medo comum de monstros. Ao contrário, eu me sentia conectado a eles", revelou.

André Sturm, diretor do museu, também bateu um papo com a gente. Segundo ele, assim como nas exposições de Stanley Kubrick e David Bowie, ambas trazidas de importantes instituições internacionais, a mostra de Tim Burton, original do MoMA, em Nova York, é adaptada ao MIS com trechos inéditos pensados especialmente para o espaço expositivo.

"A exposição é muito cenográfica, vai além dos documentos originais, objetos de cenas, vídeos e fotografias", conta. Burton aprovou as novidades. "Gostei muito da forma como a exposição é apresentada. É como se fosse uma casa maluca. Não são apenas quadros pendurados na parede", disse.

O MIS é o único museu que apresenta a mostra dividida em sentimentos, como medo, felicidade e melancolia. Para o cineasta, a ideia tem tudo a ver com o Brasil. "Todos os brasileiros, pelo menos os que conheci, parecem se expressar profundamente, são abertos e criativos", fez a comparação.

Organizada pelo próprio MIS e pela curadora Jenny He, em colaboração com a Tim Burton Productions, a exposição é uma grande oportunidade de conhecer de perto a história de Tim Burton e os universos de "Edward, Mãos de Tesoura", "O Estranho Mundo de Jack", "A Noiva Cadáver", "Sweeney Todd", "Alice no País das Maravilhas" e tantas outras produções marcantes do cineasta.

O Catraca foi conferir de perto "O Mundo de Tim Burton". Olha só!

PARA TUDO!Vamos te dar todas as dicas para a curtir a exposição do Tim Burton - Official Page! ❤ ❤ ❤Vem na nossa >>> http://bit.ly/209mNWnVia Catraca Livre São Paulo

Publicado por Catraca Livre em Sexta, 5 de fevereiro de 2016

 

 

Crédito das imagens: Letícia Godoy/MIS

O Mundo de Tim Burton

04 Fev
a
15 Mai

  • de 04/02 a 15/05
    • Sábados das 09:00 às 21:00
    • Terças, Quartas, Quintas e Sextas das 10:00 às 20:00
    • Domingos das 11:00 às 19:00

MIS - Museu da Imagem e do Som de São Paulo
Avenida Europa, 158 Jardim Europa - Oeste São Paulo - SP (11) 2117-4777