Vespa ganha primeira exposição no país e revela seu charme de décadas

Vídeos, fotos, cartazes e modelos de todos os tempos ficam expostos no Museu da Casa Brasileira

foto: Brian Noppe
Créditos: Brian Noppè
foto: Brian Noppe

Para os amantes dos estilos vintage, retrô e suas derivações, a exposição “Vespa: um ícone italiano – História, Cultura e Design” é uma bela pedida! Em cartaz no Museu da Casa Brasileira entre 10 de junho e 3 de agosto, a mostra é a primeira no país sobre a motocicleta italiana criada em 1946. Os ingressos para o acesso ao museu custam até R$ 4, e sábados, domingos e feriados, a entrada é Catraca Livre.

A exposição, que integra o projeto da Embaixada da Itália no Brasil – “Itália na Copa”, apresenta a trajetória do veículo desde a sua criação, por meio de vídeos, fotos, cartazes publicitários e linha do tempo, além de protótipos, peças e projetos mecânicos. Os destaques são os modelos históricos que o visitante pode ver de pertinho, cedidos por colecionadores, museus e pelo próprio fabricante, a companhia italiana Piaggio.

foto: Brian Noppe
Créditos: Brian Noppè
foto: Brian Noppe

As mais de 16 milhões de Vespas vendidas até hoje faz da motoneta mais do que um simples produto.“A mostra revela o quão significativo pode se tornar um produto para além da técnica e do mercado. São valores culturais construídos a partir de um produto que atravessa gerações em decorrência da qualidade de seu design”, explica Miriam Lerner, diretora do MCB.

foto: Brian Noppe
Créditos: Brian Noppè
foto: Brian Noppe

“Vespa: um ícone italiano – História, Cultura e Design” é uma oportunidade de conhecer um dos meios de transporte urbano mais charmosos do mundo, considerado um importante protagonista em intensas transformações sociais e econômicas nas décadas de 1940 e 50 e que, após oito décadas, ainda é símbolo de moda e estilo.